Júlio Lancellotti faz crítica indireta a Frei Gilson: entenda

O padre Júlio Lancellotti, conhecido por fazer trabalho social com pessoas em situação de rua em São Paulo, fez críticas indiretas ao Frei Gilson e os seguidores dele.

Durante uma missa no domingo (23/3), padre Júlio afirmou: “Não adianta rezar 4h horas e depois chutar um morador de rua. Rezar de madrugada é ótimo, mas, às 6h da manhã, é preciso levar um café e um pão para quem vive na rua.”

Padre Júlio reforçou a mensagem ao dizer: “Precisamos rezar, sim, mas também viver o que rezamos. Não adianta orar e depois ignorar os mais pobres, os fracos e os pequenos.”


Polêmicas envolvendo Frei Gilson

  • Em um sermão, Frei Gilson afirmou que as mulheres foram criadas para “curar a solidão do homem”. Essas declarações foram interpretadas por muitos como uma visão sexista e geraram críticas de movimentos feministas e setores progressistas.
  • O religioso minimizou questões relacionadas ao racismo, referindo-se a elas como “mimimi”. Essa postura foi amplamente criticada por ativistas e defensores dos direitos humanos, que consideraram as falas insensíveis e desrespeitosas.
  • O nome do Frei apareceu em um relatório da Polícia Federal que investigava uma tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados. Segundo o documento, o frei teria recebido a “oração do golpe” feita por outro religioso, o que levantou questionamentos sobre o envolvimento do padre em questões políticas controversas.

4 imagens

Frei Gilson

Júlio Lancellotti padre de são paulo ganha seguidores defesa da população de rua e dos direitos humanos
Frei Gilson chega na Paróquia e muitos fiéis tentam chegar perto
1 de 4

Protesto das Flores Padre Júlio Lancelotti em SP – O padre Júlio Lancelotti, participa de um ato embaixo do viaduto Antônio de Paiva Monteiro na zona leste de São Paulo, nesta tarde de sábado (06). A Prefeitura de São Paulo instalou pedras embaixo de um viaduto para afugentar moradores. Viralizou nesta semana imagens do padre Julio removendo as pedras com golpes de marreta. Ele convocou para este sábado um protesto para que os moradores deixem flores no local

Fábio Vieira/Metrópoles

2 de 4

Frei Gilson

Reprodução

3 de 4

Júlio Lancellotti padre de são paulo ganha seguidores defesa da população de rua e dos direitos humanos

Fábio Vieira/Metrópoles

4 de 4

Frei Gilson chega na Paróquia e muitos fiéis tentam chegar perto

Matheus Veloso/Metrópoles

Frei Gilson, que também é padre, ganhou popularidade na internet com as missas e pregações online, que começam às 4h da manhã.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.