Memórias do Brasil Rural estreia com foco na história do agro nacional

Memórias do Brasil Rural, lançamento na sede da CNA, em Brasília
Foto: Júlio César Silva/MDIC

O projeto Memórias do Brasil Rural foi lançado oficialmente nesta terça-feira (25) em Brasília, com a proposta de preservar e difundir a trajetória do agronegócio brasileiro por meio de uma multiplataforma integrada. A iniciativa, idealizada pelo Canal Rural em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

A proposta é recuperar fotos, vídeos e relatos de protagonistas que atuaram na consolidação do agro brasileiro, contribuindo para que o setor se tornasse uma referência mundial na produção de alimentos. O programa será exibido semanalmente às quartas-feiras, às 18h, na programação do Canal Rural e em suas redes sociais.

Durante o lançamento, o presidente da CNA, João Martins, destacou que a iniciativa chega em um momento oportuno. “Estamos mostrando às novas gerações como foi a origem do agro, não apenas sob a ótica tecnológica, mas principalmente das pessoas que deram os primeiros passos na construção do setor que temos hoje”, afirmou.

Presente na cerimônia, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, classificou o Brasil como “o maior celeiro de alimentos do mundo” e ressaltou a importância de contar a verdadeira história do campo. “Ao retratarmos o Brasil rural, falamos da história do nosso país e de todas as conquistas que nos trouxeram até aqui”, disse.

O presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, enfatizou o papel da comunicação na valorização do setor. “Nosso desafio é melhorar a imagem do agro e isso passa pelo reconhecimento de quem o construiu. O resgate da memória audiovisual é urgente para não perdermos acervos históricos que estão espalhados pelo país”, afirmou.

A estrutura do projeto conta com três frentes principais: a recuperação e digitalização de conteúdos históricos do Canal Rural e de acervos doados por entidades parceiras; a exibição desses materiais na grade de programação; e a apresentação de histórias de personagens que fazem parte da construção do agro no Brasil. Um dos primeiros episódios homenageia o fundador da Embrapa, Eliseu Alves.

Para o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o projeto é um ponto de partida para novas iniciativas de valorização da memória rural. “Vamos continuar estimulando produtores, sindicatos e famílias a enviarem seus acervos. Queremos transferir esse conhecimento para as próximas gerações”, disse.

A vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Carminha Missio, também participou do evento e destacou o papel das imagens e vídeos para aproximar o campo da cidade. “Muitas pessoas não conhecem a história do agro porque têm pouco acesso a esse conteúdo. A imagem aproxima, facilita o entendimento e valoriza o que foi construído”, comentou.

Memórias do Brasil Rural, lançamento na sede da CNA, em Brasília
Foto: Júlio César Silva/MDIC

O assessor especial do Ministério da Agricultura, Carlos Augustin, considerou o projeto um marco. “O país que deu certo foi o agro. E essa história precisa ser contada, pois a sociedade urbana veio do rural. O Canal Rural está de parabéns”, afirmou.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, que está em missão oficial na Ásia, enviou um vídeo destacando a importância da participação dos cientistas da instituição no lançamento. “É necessário não esquecer os desafios enfrentados por gerações anteriores. A história do agro também é a história do desenvolvimento do Brasil”, declarou.


O post Memórias do Brasil Rural estreia com foco na história do agro nacional apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.