Saiba quanto subiram os juros para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas

Aumentou em 0,05% ao mês a taxa máxima de juros dos empréstimos consignados de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios assistências pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O acréscimo foi decidido pelo Conselho Nacional de Previdência Social e considera, de acordo com o governo federal, considera os dois últimos aumentos da taxa básica de juros Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

LEIA MAIS: Governo Federal entrega mais 10 casas para moradores atingidos pela enchente em Novo Hamburgo

Agora a taxa máxima passa a ser de 1,85% ao mês – era 1,80%. Para as operações de cartão de crédito consignado não houve mudança e a taxa se manteve em 2,46% ao mês.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, considera que o aumento foi por um caminho de equilíbrio. “Considero que esse valor proposto tem razoabilidade. Vamos diluindo os eventuais impactos que possam ocorrer decorrentes do aumento da Selic. Estamos protegendo os segurados”, explicou.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também defendeu o ajuste. “Estamos no caminho do meio, buscando ser coerentes com o momento que atravessamos. Queremos preservar os aposentados, protegê-los, sem deixar que a proteção econômica se sobreponha à proteção social”, declarou.

Atualmente, há mais de 48 milhões de contratos de consignado ativos. Segundo dados do Banco Central, o consignado do INSS opera mais de R$ 268 bilhões – 40% do total do saldo do consignado (considerando os setores público e privado).

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Conheça as taxas

Estão disponíveis no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil. 

Os segurados poderão consultar em qual banco a taxa de juros está mais favorável e fazer a portabilidade do empréstimo.

No aplicativo ou site, ao selecionar o serviço “extrato de empréstimos”, opção “instituições e taxas”, os juros estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.

Com informações de gov.com.br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.