Trump anuncia tarifa de 25% para carros não fabricados no EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (26/3) que vai taxar carros importados com uma alíquota de 25%. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na Casa Branca.

Os automóveis não produzidos nos EUA já eram taxados, mas com uma alíquota de 2,5%. A nova taxação deve valer a partir do próximo dia 2, conforme indicado por Trump.

O republicano acredita que a medida anunciada por ele levará à instalação de fábricas de automóveis nos Estados Unidos. “Você verá números que não viu em termos de emprego. Demora um pouco, você terá grandes números de fábricas, inicialmente. Então, finalmente, você terá muitas pessoas fabricando muitos carros”.

O presidente dos EUA acredita que os empresários vão preferir construir parques industriais no país ante a pagar a tarifa de 25%.

“Se eles têm fábricas aqui, eles ficam emocionados. Se eles não têm fábricas aqui, eles vão ter que construí-las, porque senão eles pagarão tarifas.”

Os outros produtos taxados em 25% por Trump, até o momento, foram o aço e o alumínio. A medida aplicada a estes produtos, inclusive, afeta o Brasil, uma vez que o país é o segundo maior exportador de metais dos EUA.

Em 2024, a linha de veículos automóveis para transporte de mercadorias exportados do Brasil para os EUA atingiu US$ 238 milhões, representando 0,59% de tudo que o país vende para os norte-americanos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.