Trump intensifica pressão para adquirir a Groenlândia: “Devemos tê-la”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou novamente nesta quarta-feira (26/3) seu interesse em adquirir a Groenlândia, território autônomo sob administração da Dinamarca.

Em entrevista, Trump afirmou: “Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela. Devemos tê-la.” “Odeio dizer isso assim, mas vamos ter que tomar posse deste imenso território ártico”.

A declaração ocorre às vésperas de uma visita do vice-presidente americano, J.D. Vance, à ilha. Inicialmente, a agenda incluía encontros com autoridades locais, mas foi reduzida para focar na base militar americana de Thule, uma das mais estratégicas para os EUA.

“Ansioso para visitar a Groenlândia na sexta-feira”, escreveu Vance, em mensagem na rede social X. O vice-presidente norte-americano ainda alfinetou líderes da Dinamarca, declarando que eles “ignoraram a Groenlândia por tempo demais.”

J.D. Vance ressaltou que diversos países haviam ameaçado a Groenlândia, utilizando seu território e vias marítimas para ameaçar os Estados Unidos e o Canadá.

O interesse de Trump pela Groenlândia não é novidade. Em janeiro deste ano, ele sugeriu que os EUA poderiam utilizar pressões econômicas ou até força militar para obter controle sobre a ilha, ressaltando sua importância estratégica para conter a influência de China e Rússia no Ártico.

Mute Egede, primeiro-ministro interino da Groenlândia, interpretou a visita da delegação americana, como interferência estrangeira. “Nossa integridade e nossa democracia devem ser respeitadas sem qualquer interferência estrangeira”, escreveu Egede no Facebook.

Maior ilha do mundo

A Groenlândia é considerada a maior ilha do mundo. Coberta em 80% por gelo e com 57 mil habitantes, possui hidrocarbonetos e minerais importantes para a transição energética. Trump “vê com bons olhos” a oportunidade de assumir o controle da Groenlândia e não descarta o uso da força para isso.

“Acho que vai acontecer. Precisamos disso para a segurança internacional. Temos muitos dos nossos ativos favoritos navegando pela costa e temos que ter cuidado”, declarou.

No início da semana, Trump também disse que os EUA devem assumir a Groenlândia, destacando que a ilha é extremamente importante para a segurança nacional do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.