VÍDEO: Motorista vence tumor cerebral e volta a dançar após recuperar movimentos em SC

O motorista Roque Signori, de 64 anos, morador de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, viu sua vida mudar drasticamente ao ser diagnosticado com um tumor cerebral, na metade do ano passado. Embora benigno, o meningioma na base do crânio pressionava sua coluna cervical, comprometendo cada vez mais sua mobilidade e qualidade de vida.

motorista dançando após vencer tumor cerebral

O motorista voltou a dançar após vencer o tumor cerebral. – Foto: Albeneir Mello/NDTV Chapecó

“Estava me impedindo de caminhar, de tomar banho, de fazer movimentos com as mãos, braços e pernas”, relembra Signori.

O caso dele se tornou um exemplo e foi destaque durante o II Simpósio de Neuro-Oncologia, realizado no último fim de semana pela Associação de Neuro-Oncologia do Oeste de Santa Catarina.

A cirurgia de ressecção tumoral foi realizada no HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, e transmitida ao vivo para especialistas e estudantes da área.

Paciente passou por neurocirurgia para resecção do tumor cerebral no HRO. – Foto: Albeneir Mello/NDTV Chapecó

O HRO é um dos principais centros de alta complexidade em neurocirurgia da região e realiza, anualmente, cerca de 160 procedimentos para remoção de tumores cerebrais, sendo aproximadamente 30% deles semelhantes ao de Signori.

A intervenção cirúrgica apresentou um alto grau de complexidade devido à localização do tumor e foi executado pelo presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia, Dr. Luis Borba, que abordou aspectos técnicos neurocirúrgicos dos meningiomas da base do crânio.

“O meningioma da base do crânio é o tumor benigno mais comum nessa região, mas seu tratamento é um grande desafio. Ele estava situado na transição entre a cabeça e o pescoço, uma área repleta de nervos e artérias essenciais para a qualidade de vida”, explica o neurocirurgião Marcelo Lemos Vieira da Cunha.

Tumor cerebral do motorista estava entre o pescoço e a cabeça. – Foto: Albeneir Mello/NDTV Chapecó

Recuperação e nova perspectiva de vida após vencer tumor cerebral

Após o sucesso da cirurgia, Roque Signori recebeu alta na tarde desta terça-feira (25). A recuperação completa deve levar cerca de 90 dias, mas parte dos movimentos e da força muscular que ele havia perdido já foram restabelecidos.

Motorista recebeu alta hospitalar na terça-feira (25). – Foto: Albeneir Mello/NDTV Chapecó

“Vai ser uma nova fase na minha vida. Pense em não poder mais caminhar, não conseguir fazer quase nada… Me sentia um inválido. Mas agora, pelo visto, vou poder fazer tudo de novo! Voltar a trabalhar e, principalmente, dançar, que é a coisa que mais amo”, comemora.

Assista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.