Caminhada é ótima para a saúde, mas deve ser complementada. Entenda

A caminhada traz benefícios à saúde, como a melhora da circulação sanguínea e a redução de dores nas articulações. No entanto, para alcançar um condicionamento físico significativo, ela sozinha não é suficiente. O corpo envia sinais de que precisa de mais estímulos, e a adaptação à atividade física deve ser constante.

A falta de condicionamento físico pode afetar diretamente o dia a dia e aumentar os riscos de doenças. Negligenciar essa parte da saúde pode gerar consequências imediatas, prejudicando a funcionalidade e a disposição nas atividades cotidianas.

Para quem está começando, a caminhada é uma excelente opção. “Ela é uma atividade acessível e democrática, que ajuda muito no controle de peso e melhora a saúde cardiovascular”, afirma o diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto. Contudo, para melhorias significativas no condicionamento físico, é necessário incluir exercícios de maior intensidade.


Benefícios da caminhada

  • A caminhada é um exercício físico de baixo impacto, e pode ser praticada por praticamente qualquer pessoa.
  • Ela auxilia na promoção da saúde e da qualidade de vida.
  • A prática melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema cardiovascular, auxilia no controle do peso corporal e promove a saúde mental.
  • A recomendação é praticá-la de três a cinco vezes por semana, pelo período de 30 a 60 minutos.

O papel do treinamento de força

O treinamento de força é essencial para quem deseja melhorar o condicionamento físico de forma efetiva. “Esse tipo de treino foca no aumento da massa e potência muscular, com estímulos como levantamento de pesos, halteres, e até exercícios com o peso do próprio corpo, como agachamento e flexões”, explica Netto.

Com o tempo, o corpo exige mais intensidade e estímulos variados para continuar evoluindo. Quanto mais massa muscular uma pessoa tiver, maior será seu gasto energético basal, o que contribui para a funcionalidade e a realização das atividades diárias.

“O indivíduo que tem mais massa muscular, gasta mais energia para manter os músculos funcionando. Por exemplo, se olharmos para duas pessoas com o mesmo peso, idade e altura, mas com composições corporais diferentes, a que tem menor percentual de gordura irá gastar mais calorias para sobreviver, pois tem mais músculos”, explicou o personal trainer Demetrios Leadebal, da Premiere Training Gym, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Exercícios recomendados para força, resistência e perda de peso

Além da caminhada, outras atividades são fundamentais para melhorar a força e resistência. “Para aprimorar a força muscular, a musculação e o treinamento funcional são bastante eficazes. Já para resistência, atividades aeróbicas de maior intensidade, como corrida, pular corda e ciclismo, são indicadas”, destaca Netto.

Essas atividades ajudam no controle de peso, além de aumentar a capacidade respiratória e melhorar o desempenho geral do corpo.

Como fazer um treino em casa?

Para quem deseja um treino em casa que combine caminhada e outros exercícios intensos, Netto sugere um circuito simples e eficaz, que pode ser adaptado ao nível de condicionamento físico de cada pessoa.

Treino em circuito:

  • 40 segundos de agachamento;
  • 40 segundos de flexão de braço;
  • 40 segundos de polichinelo ou corrida estacionária;
  • 40 segundos de abdominal.

Após cada rodada, faça 2 minutos de caminhada rápida no mesmo local. Repita o circuito por três vezes.

“Esse tipo de treino, principalmente para quem é sedentário e está em casa, combina o exercício aeróbico com o fortalecimento muscular, já que alterna os grupamentos musculares. Ele promove uma melhoria tanto na resistência cardiovascular quanto no condicionamento físico geral”, explica o especialista.

Lembre-se de realizar um aquecimento antes e uma volta calma ao final do treino para evitar lesões.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.