CASO THEO: Pai que jogou filho no rio afirma ter sido espancado por policiais, expõe advogado; saiba o que diz a Justiça

O advogado de Tiago Ricardo Felber, que completou 40 anos no dia em que jogou o filho, Theo Ricardo Ferreira Felber, 5, no Rio Vacacaí, afirmou que o cliente foi espancado por policiais militares e penais após confessar o crime na terça-feira (25). “Tivemos a audiência de custódia dele, onde foi relatado que ele foi espancado tanto por PMs quanto por policiais penais”, disse o defensor Roberto Leite em vídeo enviado ao Diário de Santa Maria.

Local onde filho foi jogado pelo próprio pai em São Gabriel | abc+



Local onde filho foi jogado pelo próprio pai em São Gabriel

Foto: Polícia Civil

Além da suposta agressão, o genitor do menino disse que prestou depoimento sozinho. “Ele [Felber] também relatou que no inquérito policial não foi oferecido advogado, ele prestou o depoimento desacompanhado de um profissional”, apontou Leite.

O delegado Daniel Severo, que conduz a investigação, afirmou que o homem foi informado sobre o direito de contratar um defensor, mas que decidiu não fazer isso. O flagrante foi convertido em prisão temporária na quarta (26), mesmo dia da audiência de custódia, para dar mais tempo à investigação.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Sobre o espancamento revelado por Leite, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) expôs que Felber alegou ter sido hostilizado, mas que “as alegações apresentadas foram de caráter genérico”. “O preso foi submetido a dois exames médicos, e em ambos não foram constatadas lesões”, informou o TJRS.

A Polícia Penal informou que toda denúncia recebida é averiguada pela Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário.

Transferência foi solicitada

De acordo com Leite, a transferência do vendedor ambulante também foi solicitada. “O próprio presídio [de São Gabriel] nos informou que não tem condições de ficar com ele lá, porque ele corre risco de morte por causa da ‘incomodação’, da fúria, da ira dos outros presos.”

Entre as opções de transferência estariam a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) e a Penitenciária Estadual de Charqueadas. Leite relatou que entrará com o pedido de relaxamento de prisão na Comarca de São Gabriel nesta semana. 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

O crime

Theo foi assassinado na última terça-feira pelo pai, que completou 40 anos no dia do crime. O vendedor ambulante relatou à Polícia Civil durante depoimento que matou o filho para atacar a ex-companheira, pois não aceitava o término do relacionamento. Os pais da criança estavam separados desde o fim do ano passado.

Abigail se mudou com o filho para Nova Hartz em dezembro de 2024. Segundo a investigação, Felber buscou o filho no último sábado (22), em Novo Hamburgo. O acordo era de que o menino passaria uma semana com ele.

Na segunda, o homem já havia tentado assassinar o menino por asfixia, porém, não deu certo, e, no dia seguinte, ele jogou a criança de cima de uma ponte do Rio Vacacaí para que se afogasse. Devido à estiagem, o nível da água está baixo e Theo caiu sob pedras no leito. Felber foi preso em flagrante por homicídio doloso e encaminhado para o Presídio Estadual de São Gabriel. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.