CICLONE: Áreas de instabilidade se espalham pelo RS; previsão é de temporais e chuva forte

A forte chuva que atinge o Oeste do Rio Grande do Sul desde as primeiras horas desta quinta-feira (27) deve se espalhar para outras regiões ao longo desta tarde. Segundo a MetSul Meteorologia, nuvens de grande desenvolvimento vertical ingressaram logo cedo em Uruguaiana e temporais com elevada incidência de raios atingiram diversos pontos do Estado.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Instabilidade avança do Oeste para outras regiões do Rio Grande do Sul | abc+



Instabilidade avança do Oeste para outras regiões do Rio Grande do Sul

Foto: MetSul Meteorologia

No início desta tarde, parte do território gaúcho apresentava tempo instável, e outra parte, no Leste e Norte, contavam com a presença do sol e registravam altas temperaturas. Mas a MetSul alerta que nas próximas horas a pressão atmosférica seguirá em declínio no processo de formação do ciclone que atingirá o Estado.

LEIA MAIS: RS está em alerta para tempestade com raios, rajadas de vento e queda de granizo; veja áreas de maior risco

“Nesse processo as nuvens de tempestades tendem a se espalhar na direção do Leste e Norte. Como resultado, a instabilidade irá interagir com ar quente com risco de temporais isolados que poderão gerar episódios de chuva forte, com raios, rajadas de vento e raios. As projeções atualizadas pelos modelos reduziram o risco de vendavais, contudo, mantém o potencial para chuva forte e granizo isolados”, ressaltam os especialistas.

A previsão é que a chuva atinja a grande maioria das regiões gaúchas. Contudo, temporais são previstos para pontos isolados.

Na região metropolitana de Porto Alegre, a instabilidade vai avançar sobre o ar quente, o que poderá intensificar a chuva em algumas cidades. Até o começo da chuva, a expectativa é que as temperaturas subam ainda mais, e as máximas podem passar de 33°C. 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Já entre essa tarde e noite as pancadas de chuva cruzam da região Oeste para Leste. Há risco de chuva forte, com muitos raios e com possibilidade de queda de granizo. As rajadas de vento deverão oscilar entre 50 e 70 quilômetros por hora. O acumulado na região metropolitana, com potencial para alagamentos em algumas cidades.

Na Metade Oeste e em pontos muito isolados do Norte o volume de chuva pode alcançar 100 milímetros em alguns pontos em 24 horas, conforme projeção do modelo WRF. Nas Metades Leste e Norte pontualmente os acumulados poderão superar os 50 milímetros em poucas horas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.