CICLONE: RS está em alerta para tempestade com raios, rajadas de vento e queda de granizo; veja áreas de maior risco

O Rio Grande do Sul está com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Defesa Civil do Estado nesta quinta-feira (27) para tempestade e acumulados de chuva. O mau tempo ocorre em função da formação de um ciclone extratropical, que traz instabilidade ao RS até o fim desta semana.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Tempestade de raios registrada na região | abc+



Tempestade de raios registrada na região

Foto: Observatório Espacial Heller &Jung

Do Inmet há dois avisos: um amarelo, de perigo potencial, para tempestade em todo o Estado, e outro laranja, de perigo, para acumulados de chuva, na metade oeste. Ambos seguem até a sexta-feira (28), mas o alerta que engloba a região metropolitana está vigente até as 10 horas.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Inmet tem dois alertas para o Rio Grande do Sul | abc+



Inmet tem dois alertas para o Rio Grande do Sul

Foto: Inmet

Conforme a Defesa Civil, entre os dois dias, os acumulados poderão variar entre 60 mm a 130 mm na Campanha, no oeste, nas Missões, no noroeste, parte do norte e Centro. Nas demais regiões, os acumulados devem ficar entre 20 mm e 60 mm.

VEJA MAIS: “Street View” da Apple começa a circular pelo Vale do Sinos

Ainda de acordo com a pasta, uma área de baixa pressão aliada ao transporte de calor e umidade vindos do norte do País favorece temporais, com chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas isoladas de vento (50 a 80 km/h, com pontuais de até 100 km/h) sobre o território gaúcho. Os acumulados variam entre 30 e 75 mm/dia, podendo chegar aos 100 mm/dia no Oeste, Missões e Noroeste gaúcho.

Na sexta, segue o favorecimento para a formação de temporais com chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os volumes variam entre 20 e 50 mm/dia com pontuais de até 75 mm/dia nas áreas do norte, das missões e do oeste do RS com rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, pontualmente chegando aos 100 km/h no norte. 

Recomendações da Defesa Civil

– Feche janelas e portas, desligue aparelhos elétricos e feche registros de água e gás;
– Evite se abrigar sob árvores e estruturas metálicas, além de estacionar perto de torres e placas;
– Não atravesse alagamentos a pé ou de carro;
– Abrigue seus animais domésticos com segurança;
Para emergências, ligue 190 ou 193.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.