Entenda o que a Diretoria de Mobilidade Urbana pretende fazer para acabar com o congestionamento na principal ligação entre bairros e Centro de Novo Hamburgo

O trânsito no cruzamento entre as ruas Boa Saúde e José do Patrocínio, principal ligação entre os bairros Primavera e Boa Saúde com a área central de Novo Hamburgo, tem sido alvo de reclamações constantes de motoristas e usuários do transporte público. Nos horários de pico, longas filas, que chegam a um quilômetro no sentido bairro-Centro, dificultam a vida de quem precisa atravessar a rotatória que regula o fluxo no local.

Rotatória entre as ruas Boa Saúde e José do Patrocínio gera filas quilométricas e exige paciência de quem circula pelo trecho nos horários de pico | abc+



Rotatória entre as ruas Boa Saúde e José do Patrocínio gera filas quilométricas e exige paciência de quem circula pelo trecho nos horários de pico

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

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Motoristas que descem pela Rua Boa Saúde e precisam ingressar na Rua José do Patrocínio rumo ao Centro enfrentam dificuldades, já que a travessia se torna lenta. Em alguns momentos, o congestionamento começa na rótula próxima ao viaduto Ayrton Senna e se estende até o Parque do Trabalhador, no bairro Rincão.

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A auxiliar de limpeza Almerinda de Camargo, 55 anos, moradora do bairro Boa Saúde, relata os transtornos diários no deslocamento. “Eu e muitos moradores da Boa Saúde, que dependemos de ônibus, estamos tendo problemas por causa desse congestionamento. Há dias em que o ônibus leva 30 minutos para percorrer um pequeno trecho”, afirma.

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Ela defende que a melhor solução seria a substituição da rotatória por um semáforo. No entanto, a Diretoria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Novo Hamburgo descarta essa possibilidade. Segundo o diretor do órgão, Sandro Salazar, o local já conta com um semáforo nas proximidades, e a instalação de outro equipamento pode não resolver o problema.

Rotatória entre as ruas Boa Saúde e José do Patrocínio gera filas quilométricas e exige paciência de quem circula pelo trecho nos horários de pico | abc+



Rotatória entre as ruas Boa Saúde e José do Patrocínio gera filas quilométricas e exige paciência de quem circula pelo trecho nos horários de pico

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

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O motorista de aplicativo Carlos Anselmo Petry, 48 anos, reforça que a situação exige paciência e também impacta as tarifas do transporte por aplicativo. “Uma corrida que, em média, custa R$ 12 ao usuário, nos horários de pico, nesse trecho entre a Boa Saúde e o Centro, pode sair por R$ 20”, observa. Ele sugere a criação de rotas alternativas. “Para quem mora nessa região do Primavera e da Boa Saúde, não há outra opção para descer ao Centro, a não ser por esse caminho. É preciso a abertura de novos acessos”, opina.

Desrespeito à sinalização é um dos principais problemas; instalação de quebra-molas está em estudo

A administração municipal reconhece que há um gargalo no tráfego na região e afirma que está estudando alternativas para melhorar a fluidez. Para a Diretoria de Mobilidade Urbana, um dos principais fatores que contribuem para os congestionamentos é o desrespeito à sinalização.

Diretoria de Mobilidade Urbana observa que um dos principais fatores que contribuem para os congestionamentos é o desrespeito à sinalização | abc+



Diretoria de Mobilidade Urbana observa que um dos principais fatores que contribuem para os congestionamentos é o desrespeito à sinalização

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

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“Muitos motoristas que sobem pela Rua José do Patrocínio em direção ao bairro, ou que fazem a conversão à esquerda para acessar a BR-116, não obedecem à placa de ‘Pare’ existente na rotatória. Isso prejudica a circulação dos veículos que tentam ingressar na via, principalmente aqueles que vêm da Rua Boa Saúde”, pontua Salazar.

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Para enfrentar esse problema, a Prefeitura pretende reforçar a sinalização horizontal e vertical no cruzamento. A expectativa é que, ao destacar melhor as regras de circulação e estimular a redução de velocidade, a travessia se torne mais segura e o fluxo, mais ordenado.

Prefeitura deve testar instalação de quebra-molas na Rua José do Patrocínio, antes da rótula, no sentido Centro-bairro  | abc+



Prefeitura deve testar instalação de quebra-molas na Rua José do Patrocínio, antes da rótula, no sentido Centro-bairro

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Além do reforço na sinalização, está em estudo a instalação de um redutor de velocidade modular na Rua José do Patrocínio, antes da rotatória, no sentido centro-bairro. O equipamento funcionaria como um quebra-mola móvel, forçando os motoristas a reduzirem a velocidade e respeitarem a sinalização de “Pare”.

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“A ideia é testar esse quebra-mola modular e avaliar se ele melhora a fluidez no cruzamento. Caso tenhamos um resultado positivo, sem as filas quilométricas que hoje prejudicam quem vem do bairro, a instalação de um redutor definitivo pode ser considerada”, afirma Sandro Salazar.

Obras do Dnit podem ser a solução definitiva

Apesar das medidas emergenciais em estudo, Salazar acredita que a solução definitiva para o problema virá com as obras que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está executando no viaduto Ayrton Senna e nas novas conexões na BR-116.

Sandro Salazar, diretor de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo | abc+



Sandro Salazar, diretor de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Entre as intervenções previstas, a construção de um novo acesso à BR-116 no sentido Serra poderá aliviar a sobrecarga de veículos que hoje param sobre a pista, retardando o deslocamento de quem desce rumo ao Centro. Além disso, a construção de duas passagens inferiores estão em andamento, uma na altura da Rua Tapes, que ligará o bairro Ideal ao bairro Primavera, e outra na Rua Pedro Álvares Cabral, que conectará os bairros Rio Branco, Rincão e Petrópolis.

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“Com essas novas opções de acesso, a tendência é que o fluxo de veículos se distribua melhor, reduzindo a sobrecarga na rotatória, que hoje é um dos principais pontos de retenção no trânsito”, conclui Salazar.

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