Governo deve antecipar 13º salário de aposentados do INSS mais uma vez, diz Ceron

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve antecipar, mais uma vez, o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), disse o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

“A tendência é de ocorrer [a antecipação]. A discussão é se ela ocorre em qual dessas duas janelas”, afirmou Ceron nesta quinta-feira (27), durante entrevista coletiva.

A expectativa é de que o repasse — tradicionalmente feito no segundo semestre, mas que vem sendo antecipado nos últimos anos — ocorra antes de julho. Segundo Ceron, o governo aguarda apenas a autorização formal do presidente para confirmar a medida.

Leia também

Lula diz que vai trabalhar por acordo comercial do Mercosul com o Japão

Lula afirmou que esta foi a visita mais importante das cinco vezes que já esteve no Japão

Se o pagamento for feito nas folhas de abril e maio, a primeira parcela cairá entre os dias 24 de abril e 8 de maio. A segunda seria depositada entre 26 de maio e 6 de junho.

Já se o repasse acontecer em maio e junho, os depósitos ocorrerão entre 26 de maio e 6 de junho (primeira parcela) e entre 24 de junho e 7 de julho (segunda parcela), conforme o calendário do INSS.

A decisão ainda depende da assinatura de um decreto presidencial. Se confirmada, será o sexto ano consecutivo em que o 13º dos segurados do INSS é antecipado para o primeiro semestre.

A antecipação não representa gasto adicional para o governo, já que os valores seriam pagos de qualquer forma até o fim do ano. O 13º do INSS, assim como a gratificação natalina dos trabalhadores da ativa, é dividido em duas parcelas: por lei, a primeira pode ser paga até o fim de novembro e a segunda, até 20 de dezembro.

The post Governo deve antecipar 13º salário de aposentados do INSS mais uma vez, diz Ceron appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.