Governo do Estado analisa compra de avião de qiase R$ 100 milhões

O governo do Rio Grande do Sul estuda a compra de um avião com valor estimado em aproximadamente R$ 95 milhões. A aeronave, de acordo com a assessoria de imprensa do Estado, seria multifunção e seminova, voltada para atender voltada para atender urgências, emergências, transporte de órgãos para transplantes e outras demandas específicas de segurança pública, defesa civil e saúde.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Ainda conforme a assessoria do governo, a aquisição seria uma medida para seguir a diretriz de resiliência perante eventos que causam diferentes prejuízos, como nas enchentes de maio de 2024.

O modelo analisado pelo Estado tem autonomia de cerca de 3,5 mil quilômetros e capacidade para transportar de oito a onze pessoas, com velocidade de 860 km/h. Essas características possibilitariam o atendimento, em menor tempo, das demandas das forças de segurança púbicas estaduais.

LEIA MAIS: Trânsito em rua que liga RS-239 e RS-240 é liberado após conclusão de obras

Conforme avaliação divulgada pelo Piratini, as distâncias dentro do Rio Grande do Sul exigem a agilidade que esse avião proporcionaria. Um voo partindo de Porto Alegre é mais longo até Uruguaiana do que até Curitiba, no Paraná. Com isso, o transporte de tropas especializadas para o atendimento de ocorrências teria um tempo de resposta mais curto.

A proposta da aeronave multifunção está em análise pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg). Com a aprovação da Serg, será feita uma licitação internacional.A escolha deuma aeronave seminovaocorrepois o tempo máximo de entrega é de 360 dias, enquantoo de uma nova é de24 meses. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.