Programa Compra Assistida entrega 89 moradias em Canoas

Casa nova, vida nova. O clichê é mais que verdadeiro para as 89 famílias que receberam as chaves dos apartamentos entregues nesta quinta-feira (27), em Canoas, dentro do programa federal Minha Casa Minha Vida – Reconstrução. Os novos moradores do bairro Mato Grande foram contemplados na modalidade Compra Assistida, destinado àqueles que perderam suas casas durante a enchente de 2024.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Governo entrega 89 apartamentos em Canoas nesta quinta-feira (27)



Governo entrega 89 apartamentos em Canoas nesta quinta-feira (27)

Foto: Paulo Pires/GES

Dentro deste grupo, 33 são famílias canoenses, enquanto que as demais são de outras localidades do Rio Grande do Sul. O programa permite que as famílias adquiram imóveis fora da cidade em que foram atingidas.  

Uma delas é a aposentada Claudia Regina de Melo, 55 anos. A nova moradora de Canoas viu a sua casa ser tomada pela água no bairro Humaitá, em Porto Alegre. “Se tornou área de risco onde a enchente pegou”, comenta. Claudia tem uma filha que mora em Canoas, mas não tinha pensado em se mudar para a cidade até receber indicação da Caixa. “Quando teve a reunião, a atendente me mostrou um apartamento aqui é Canoas. A minha filha mora aqui e agora vamos ficar todos juntos. Esta é a primeira vez que vou morar em apartamento.”

Claudia vai dividir o apartamento com o filho mais novo e já começou a comprar seus móveis. “Estou me sentindo muito feliz. Estou agradecendo a Deus. Eu nunca tive algo no meu nome. Já comprei geladeira, fogão, mesa e coisas para os quartos”, destaca. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O programa Compra Assistida é uma modalidade do programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução, também do governo federal, direcionado a pessoas com renda de até R$ 4.700. Os imóveis têm um limite de preço de R$ 200 mil e não podem estar localizados em áreas alagadas, de acordo com a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. As aquisições são feitas através da Caixa Econômica Federal.

A ato contou com a presença do secretário nacional da Habitação, do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo. “Essa entrega de hoje é muito simbólica porque são 89 famílias de uma vez que estamos entregando num mesmo empreendimento e marca o alcance a mais de mil famílias que já atendemos com o Compra Assistida”, ressalta.

Coube a Prefeitura de Canoas fornecer laudos, indicando que os imóveis destas famílias estão comprometidos e inabitáveis. Os documentos são emitidos pelo corpo técnico da administração municipal.

Para o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, é a entrega simboliza um recomeço. “Estamos entregando em um bairro que também está sendo reconstruído como um todo. Para nós é um marco simbólico na entrega das chaves”, afirma. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.