Rodrigo Garcia se aproxima de Tarcísio e pode disputar cargo em 2026

São Paulo — O ex-governador Rodrigo Garcia articula nos bastidores retorno às urnas em 2026. Derrotado na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes em 2022, o ex-tucano se aproximou de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos últimos anos e tem o apoio do governador para disputar um cargo nas próximas eleições. As possibilidades são Senado ou o papel de vice na chapa de Tarcísio caso o chefe do Executivo dispute a reeleição.

Interlocutores apontam que, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), Garcia é uma das figuras mais próximas de Tarcísio. O ex-governador tem servido como uma espécie de conselheiro informal e a relação entre os dois cresceu depois que o ex-tucano participou da campanha de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo.

Garcia se desfiliou do PSDB no ano passado e conversa com alguns partidos, como o MDB, o União Brasil e o Republicanos. Este último tem maior possibilidade caso Tarcísio saia para concorrer à Presidência. Neste cenário, aliados especulam que o ex-governador poderia, inclusive, se viabilizar para tentar retornar ao Executivo estadual.

No final de fevereiro, pesquisa do instituto Paraná apontou o nome de Rodrigo Garcia com 12% das intenções de votos para o governo do estado em dois cenários estimulados sem Tarcísio. Ele aparece na frente de nomes como Gilberto Kassab (PSD), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), o vice-governador Felício Ramuth (PSD) e o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

Para aliados, Garcia tem afirmado que está à disposição do projeto de Tarcísio e de Nunes. Este último tem se movimentado para ser o candidato da coalização ao governo de São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.