Zelensky alimenta especulações e diz que Putin “vai morrer em breve”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, “morrerá em breve”. A declaração foi feita durante uma entrevista a uma emissora de TV nessa quarta-feira (26/3), um dia antes de seu encontro com líderes europeus.

Os comentários foram feitos enquanto o presidente ucraniano se preparava para se encontrar com líderes europeus nesta quinta-feira (27/3), em meio a negociações para garantir um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia.

“Ele [Putin] morrerá em breve, e isso é um fato, e isso chegará ao fim”, afirmou Zelensky, em uma entrevista ao Eurovision News, em Paris, França.

Ele afirmou também que Putin teme a “desestabilização de sua sociedade”. “Se eles pressionarem Putin, ele enfrentará desestabilização em sua sociedade e temerá isso”, conta Zelensky, ao se referir aos Estados Unidos e às nações ocidentais.”

“Putin espera permanecer no poder até sua morte”, emendou o ucraniano, acrescentando que o líder russo busca “um confronto direto com o Ocidente”.

Especulações

Zelenskyy não entrou em detalhes sobre o porquê de ele achar que Putin, aos 72 anos , etsria perto de morrer. Mas especulações surgiram nos últimos anos sobre a saúde do líder russo, com rumores de seu bem-estar em declínio ganhando força desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

No entanto, o Kremlin foi rápido em encerrar tais rumores, negando relatos várias vezes no ano passado em meio a nenhuma evidência concreta que apoiasse as alegações da suposta saúde precária de Putin.

Em outubro de 2024, Putin exibiu o que pareciam ser marcas de injeção intravenosa (IV) em suas mãos enquanto se reunia com soldados, gerando rumores de que ele estava passando por tratamento contra câncer. A origem das marcas não estava clara.

Boatos também surgiram sobre Putin sofrendo derrames e Mal de Parkinson.

Encontro em Paris

Durante a reunião em Paris, Zelensky informou, em uma coletiva de imprensa nesta quinta (27/3), que a Rússia “não pode ditar a força pessoal” das forças armadas ucranianas e que é “importante que a mesma atitude esteja presente nos Estados Unidos”.

O presidente ucraniano alegou também que Vladimir Putin não quer a paz, e sim dividir a Europa e a América.

Com informações da Fox News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.