Após 4 meses de queda, confiança do setor de serviços sobe em março

A confiança do setor de serviços no Brasil subiu em março deste ano, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda.

É o que mostram os dados do Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgados nesta sexta-feira (28/3) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

De acordo com o levantamento, a alta do indicador em março foi de 1,2 ponto, para 92,9 pontos.

Na média móvel trimestral, houve queda de 0,5 ponto.

“O resultado apresenta caráter compensatório nas expectativas futuras do setor que seguiam em trajetória de piora desde outubro passado. Apesar disso, a demanda presente demonstrou relativa estabilidade, influenciada pela parcial recuperação do segmento de serviços prestados às famílias, mais sensível ao ritmo da inflação e que vinha dando sinais de desaceleração”, explica Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

“Em relação ao futuro de longo prazo, a melhora pontual não esconde o pessimismo com o ritmo dos negócios para o ano de 2025. O cenário macroeconômico segue desafiador para a economia, apontando pressões nos preços ainda em um ambiente de taxa de juros elevada e uma expectativa geral de desaceleração da atividade”, afirmou.

Melhora nas expectativas

Em março, o aumento do ICS se deu, principalmente, por causa da melhora nas expectativas para os próximos meses, segundo a FGV.

O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 2,2 pontos em março, para 90,8 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S) variou 0,2 ponto, para 95,3 pontos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.