Curso de Enfermagem da Ulbra faz 40 anos de história mirando o futuro

O curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, está completando 40 anos neste 2025. São quatro décadas acompanhando as transformações do mercado, as evoluções da ciência e formando enfermeiros com ensino de excelência por meio da humanização. Essa trajetória, que começou no dia 1º de março de 1985, chega aos dias de hoje repleta de histórias marcantes e com um olhar voltado para o futuro, mantendo viva a missão de transformar vidas por meio do cuidado e da dedicação.

No decorrer destes 40 anos, a Ulbra entregou ao mercado cerca de 1.800 profissionais qualificados, com olhar humanizado e capazes de cuidar da saúde de indivíduos, famílias e comunidades. Além dos conhecimentos teóricos, a formação proporciona, desde o segundo semestre, atividades práticas voltadas à área da saúde com o objetivo de preparar os estudantes para atuarem na manutenção, reabilitação e promoção da qualidade de vida. Essa abordagem permite que os futuros enfermeiros vivenciem desde cedo os desafios da profissão, desenvolvendo habilidades essenciais para lidar com as mais diversas situações da rotina hospitalar e comunitária.

Essa é uma convicção que vem desde o nascimento do curso, ainda no ano de 1984. “A primeira coisa que sabíamos era que tinha que sair de dentro do hospital e voltar para a comunidade. Queríamos fazer uma proposta nova, criar uma outra perspectiva de saúde”, conta a primeira coordenadora, Ângela Tramontina.

Para a ex-professora, essa abordagem inovadora teve uma grande importância na época da fundação do curso, e segue relevante até os dias de hoje. “E acho que conseguimos responder à expectativa da população, do SUS, e de todo esse sistema voltado para a saúde comunitária. Eu acho que esse sempre foi o diferencial do curso da Ulbra”, prossegue.

O espírito comunitário inicia já na relação entre o corpo docente e os alunos. De acordo com a atual coordenadora do curso de Enfermagem da Ulbra em Canoas, Priscila Fogaça, a troca de experiências entre os professores e os acadêmicos faz a diferença na formação. “Nós costumamos dizer para os nossos alunos que a gente aprende com eles, assim como a gente ensina. E, nessa troca de aprendizado, vamos transformando realidades. E eles vão transformar a realidade das pessoas que vão cuidar lá na frente. Isso é a enfermagem. Isso é o que o nosso curso representa para nós. Essa é a nossa história de 40 anos”, conta a professora.

Vidas impactadas por meio de um cuidado humanizado

Para uma das coordenadoras mais longevas do curso de Enfermagem da Ulbra Canoas, Flávia Hentschel, que ocupou o cargo entre 1997 e 2007, as boas lembranças permanecem em sua memória até hoje. Segundo Flávia, a enfermagem é uma profissão que se constrói no dia a dia, em cada experiência compartilhada e em cada vida impactada pelo cuidado humanizado.

“Se nós formos buscar as lembranças da nossa vida estudantil, profissional, em atividade, eu gostaria que eles fossem tão felizes como eu fui. Eu ocupei espaços e dei tudo o que foi possível do meu conhecimento e da minha capacidade, tendo aprendido muito também com os meus alunos, com os colegas e os pacientes”, reflete Flávia.

Uma história de 40 anos é marcada, também, pela perseverança. Prestes a se formar enfermeira, a estudante Laurien Eliane Belomente da Silva reflete: “Não desistir, independentemente dos obstáculos que forem aparecer durante o caminho. Eu tive muitos obstáculos, mas o apoio que tive na Ulbra, seja de professores, da coordenadora, me manteve forte e hoje eu continuo para seguir salvando outras vidas”.

Ciente dos valores prezados pelo ensino humanizado da Ulbra, ela reflete sobre a enfermeira que se tornará após a formatura, e como poderá contribuir para fazer com que essa história de 40 anos continue a ser escrita. “Entrei aqui uma pessoa muito sentimental, e acho que saio ainda com mais amor e muito carinho pelas famílias. Quero primeiro aprender a escutá-los, a entender a dor e abraçá-los, porque antes de tudo a gente é ser humano”, conclui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.