Deputado quer moção de repúdio à UnB por ato com queima de bandeiras

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) apresentou nesta sexta-feira (28/3) um requerimento que pede moção de repúdio à Universidade de Brasília (UnB) em razão do protesto estudantil realizado no campus Darcy Ribeiro na última segunda-feira (29/3).

A manifestação incluiu a queima das bandeiras dos Estados Unidos e de Israel, ato que, segundo o parlamentar, configura crime de ódio, incitação à violência e intolerância religiosa.

Veja o vídeo:

 

No documento, que ainda precisa ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados, Linhares afirma que a manifestação ultrapassa os limites da liberdade de expressão e “traz inúmeras consequências à sociedade brasileira e às relações entre os países envolvidos”.

“Esse tipo de vandalismo não é ‘ato político’, é crime e deveria ser tratado como tal. A UnB precisa ser espaço de conhecimento, não de ódio ideológico! Vamos cobrar providências! O Brasil não pode ser refém da militância extremista nas universidades”, disse o parlamentar ao Metrópoles.

A manifestação na UnB também repercutiu em portais ligados a organizações de apoio a Israel, como a StandWithUs Brasil, que também repudiou a queima da bandeira israelense.

Tensão na volta às aulas

Na tarde de segunda-feira (24/3), a UnB foi palco de mais um capítulo de um embate ideológico que se intensificou nas últimas semanas.

Um grupo de manifestantes de direita planejava realizar, junto com o polêmico youtuber Wilker Leão, um ato contra o que considera “doutrinação comunista” na instituição, mas se deparou com resistência por parte de estudantes ligados à esquerda, que organizaram uma mobilização em forma de cordão humano para impedir o protesto.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.