Estado dos EUA proíbe uso de flúor em água potável pública

O governo de Utah, nos Estados Unidos, proibiu o uso de flúor nos sistemas de água potável pública, sob a justificativa de que utilizar o mineral é muito caro. A proibição foi assinada pelo governador do estado, Spencer Cox, na quinta-feira (27/3).

Com isso, Utah se tornou o primeiro estado norte-americano a proibir o uso de flúor, responsável por repor os minerais dos dentes e prevenir cáries, em água potável pública.

A proibição, segundo o legislativo de Utah, passa a valer a partir do próximo 7 de maio.

Depois que a medida foi anunciada, a Associação Odontológica Americana criticou duramente a proibição, e a classificou de “desrespeito desenfreado pela saúde bucal” da população de Utah.

A medida, aprovada pelo governador do Partido Republicano, vai de encontro com ideias do polêmico secretário de Saúde dos EUA, Robert Kennedy Jr. Antes mesmo de assumir o cargo, o sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy mostrou o desejo de parar a fluoretação de água potável.

O secretário de Saúde de Donald Trump disse que o flúor estaria causando um efeito neurotóxico, e impactando o QI, principalmente de crianças.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.