HÁ VINTE ANOS – O Papa está morrendo à vista de todos

Tentando agarrar-se às poucas forças que lhe restam, o Papa João Paulo II apareceu na janela de seu quarto, em frente à Praça de São Pedro, para tentar abençoar os fiéis que lotavam o local neste Domingo de Páscoa.

João Paulo II fez um grande esforço – reconhecido pelos milhares de fiéis que aplaudiram e choraram ao ver o Pontífice tão frágil -, mas não conseguiu pronunciar uma só palavra. O único som que conseguiu emitir foi impossível de entender.

O Papa não se deixou abater e voltou a tentar, sem resultados. Por fim, demonstrando grande tristeza e no rosto uma expressão de dor, João Paulo II abençoou o povo várias vezes com a mão direita.

O Bispo de Roma permaneceu na janela de seu quarto por quase 15 minutos, desafiando o vento da manhã romana. Acompanhou a leitura de sua Mensagem de Páscoa, lida pelo secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano.

(Comentário meu: por pudor, recato, respeito a si mesmo e aos outros, antigamente os Papas morriam no silêncio do seu quarto, no máximo sob o testemunho de um reduzido grupo de pessoas.

Deverá ser assim quando o atual viver suas últimas horas. Quanto à sua agonia, não: essa virou espetáculo de televisão.)

 

(Publicado aqui em 28 de março de 2025)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.