Honda substitui 30% dos funcionários por robôs em fábrica de elétricos

Nova fábrica de carros elétricos da Honda na China substituiu 30% dos funcionários por robôs. O complexo é responsável pela produção de modelos como Y e P7. A marca tem usado a Inteligência Artificial (IA) para otimizar processos de soldagem e veículos guiados automaticamente para transportar componentes pesados como por exemplo as baterias.  

O elétrico P7 é fruto da joint venture entre a Honda e o Guangzhou Automobile Group, que já usa veículos automatizados no transporte de peças pesadas. Enquanto o Ye S7 é feito em parceria com a também chinesa Dongfeng. Em entrevista ao site Nikkei Asia, a Honda revelou que o intuito de usar IA no processo de soldagem é diminuir custos fixos ao máximo.  

A fabricante japonesa ainda disse que a eletrificação é uma oportunidade para reformular a forma de produzir veículos. A Honda está tentando correr atrás do tempo perdido com seus modelos Ye S7 e P7. Afinal, ela está muito atrás dos seus concorrentes no lançamento de veículos elétricos, ainda mais se considerarmos as rivais chinesas.  

SUVs Honda Ye - Honda investe em robôs em fábrica de carros elétricos na China
SUVs Honda Ye S7 e P7 Concept [Divulgação]

Hoje a China é o maior mercado de elétricos no mundo. Considerando o público de elétricos, o custo de produção e ainda o avanço tecnológico, faz todo sentido para a Honda produzir seus modelos movidos a bateria em solo chinês. Ainda mais tendo como parceira a estatal chinesa Guangzhou Automobile Group.  

Embora, a Honda não tenha condições de ser tão agressiva nos preços como a gigante BYD, ela certamente conseguirá valores muito mais atrativos produzindo na China robotizando boa parte do processo de fabricação dos seus modelos. Além disso, o objetivo da Honda é competir diretamente com a Tesla por uma fatia das vendas do mercado chinês.  

Motorização dos Honda Y e P7 produzidos com robôs 

Honda Ye S7 Concept - SUVs Honda Ye - Honda investe em robôs em fábrica de carros elétricos na China
Honda Ye S7 Concept [Divulgação]

Os SUVs elétricos Honda P7 e Ye S7 são equipados com uma bateria de 89,8 kWh e um motor traseiro de 268 cv nas versões de entrada e intermediárias. Enquanto a configuração topo de linha é munida com dois motores que entregam o total de 469 cv. As versões com tração traseira têm 650 km de autonomia e as variantes com tração nas quatro rodas 620 km.

O que você acha de a Honda substituir a mão de obra humana por robôs? Conte para nós nos comentários.  


O post Honda substitui 30% dos funcionários por robôs em fábrica de elétricos apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.