
Clientes puderam remarcar ou reembolsar os seus bilhetes gratuitamente (Beatriz do Vale/M&E)
A Latam já forneceu solução de viagem sem custos para 85% dos 106 mil clientes impactados pela suspensão das operações da Voepass. Em 11 de março de 2025, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu de forma cautelar o Certificado de Operador Aéreo (COA) da empresa regional. Os demais 15% dos clientes estão com o processo de resolução em vias de conclusão. O objetivo da companhia é reacomodar ou reembolsar 100% dos passageiros impactados.
Nas últimas duas semanas, os clientes que adquiriram com a Latam passagens aéreas da Voepass, comercializadas por meio do seu acordo de codeshare, puderam remarcar em outros voos ou reembolsar os seus bilhetes gratuitamente e de forma direta.
Além de cumprir o que determina a resolução 400 da Anac, a Latam também operou seis voos emergenciais de 12 a 17 de março para apoiar os passageiros com bilhetes Voepass não voados para Fernando de Noronha (PE), e deu início de forma antecipada aos seus próprios voos comerciais no destino pernambucano e em Ribeirão Preto (SP). As passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda.
A Latam manterá atualizadas a Anac e a sociedade brasileira sobre a evolução do atendimento aos passageiros impactados pela suspensão da Voepass e permanece atenta a qualquer nova comunicação da Anac sobre essa suspensão.
CRESCIMENTO NO BRASIL
Nos últimos dois anos, a frota da Latam no Brasil cresceu 13%, como resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Como consequência, a Latam é atualmente a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 54 aeroportos em território nacional. Em 2025, a Latam prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil. Além de Fernando de Noronha (PE) e Ribeirão Preto (SP), a empresa vai inaugurar neste semestre operações regulares em Pelotas (RS).
Já na operação internacional, a Latam é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já anunciou que vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.
O número de funcionários também cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola Latam, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.
Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produto, tecnologia, frota e voos, a Latam lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac. Entre os viajantes corporativos, a Latam também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.