Terremoto mais forte em 100 anos em Mianmar abala Tailândia e Vietnã; veja imagens

Mianmar foi atingido nesta sexta-feira (28) por seu maior terremoto em um século, sacudindo prédios e provocando evacuações no Vietnã e na Tailândia. Pelo menos um prédio desabou em Bangcoc.

O terremoto teve magnitude de 7,7, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), que informou que o epicentro foi a 16 quilômetros a noroeste de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor ocorreu por volta das 13h21 em Bangcoc e foi o mais forte registrado no mundo desde 2023, segundo dados do USGS compilados pela Bloomberg. Um segundo tremor de magnitude 6,4 foi registrado na mesma região, informou o órgão.

“No começo achei que era o vento, até ver pessoas correndo para fora dos prédios”, disse Noi, uma empregada doméstica de 60 anos no distrito comercial de Pathumwan, em Bangcoc, que se abrigou sob uma ponte do metrô aéreo e viu os prédios balançando. “Eu estava tremendo e com muito medo. Nunca vivi um terremoto tão forte.”

Pessoas ficam perto de um prédio que desabou após um forte terremoto atingir o centro de Mianmar na sexta-feira, disseram serviços de monitoramento de terremotos, que também afetou Bangkok, com centenas de pessoas saindo de prédios na capital tailandesa em pânico após os tremores, em Bangkok, Tailândia, 28 de março de 2025. REUTERS/Ann Wang
Equipes de resgate estão perto de um prédio que desabou após um forte terremoto atingir o centro de Mianmar na sexta-feira, disseram serviços de monitoramento de terremotos, que também afetou Bangkok, com pessoas saindo dos prédios na capital tailandesa em pânico após os tremores, em Bangkok, Tailândia, 28 de março de 2025. REUTERS/Athit Perawongmetha
Trabalhadores reagem perto de um local de um prédio que desabou após os tremores de um forte terremoto que atingiu o centro de Mianmar na sexta-feira, afetando Bangkok, Tailândia, em 28 de março de 2025. REUTERS/Ann Wang
Um prédio desmoronou em um canteiro de obras em Bangkok em 28 de março. (Foto: Bloomberg)

Uma pessoa morreu e cerca de 50 ficaram feridas após o desabamento de um prédio de 30 andares em Bangcoc, segundo os serviços de emergência. O edifício estava em construção e uma pessoa continua presa sob os escombros.

A situação em Mianmar, que vive uma guerra civil e é controlada por uma junta militar, permanece incerta. O Conselho de Administração do Estado declarou estado de emergência na região de Mandalay, na capital Naypyidaw e em várias outras regiões.

A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, declarou Bangcoc como “zona de emergência”, e as bolsas de valores e de futuros suspenderam as negociações. O governador de Bangcoc afirmou que muitos edifícios foram afetados.

O baht tailandês caiu 0,4% em relação ao dólar, mas permaneceu dentro da faixa de negociação da última semana. Os sistemas financeiros continuam operando normalmente, informou o Banco da Tailândia, acrescentando que está monitorando a situação de perto.

O terremoto foi fortemente sentido na capital tailandesa, onde pessoas correram para as ruas, e até o norte, em Chiang Mai. Paetongtarn, que estava em reunião na cidade turística de Phuket, ordenou discussões imediatas sobre o tremor, que, segundo testemunhas, durou mais de um minuto.

A Tailândia está montando um centro de emergência 24 horas e coordenando todas as agências estatais para responder rapidamente à crise, disse a primeira-ministra em uma transmissão ao vivo no Facebook.

O vice-primeiro-ministro Prasert Jantararuangtong informou que o sistema de telecomunicações do país foi interrompido. O ministério dos transportes suspendeu os serviços de transporte público, incluindo ônibus e trens elétricos.

“As ruas e calçadas ficaram todas entupidas com trânsito e pessoas” após o terremoto, disse Mark Smith, britânico de 65 anos. “Não consegui sair da cidade, então estou aqui procurando um táxi pelo aplicativo Grab, que pode ou não aparecer.”

Terremotos fortes costumam ser seguidos por réplicas que atingem outras áreas, disse Nguyen Xuan Anh, diretor do Centro de Alerta de Terremotos e Tsunamis do Instituto de Geofísica. Embora o tremor tenha sido claramente sentido em muitas partes do Vietnã, é improvável que cause danos no país, segundo o governo.

Mesmo assim, centenas de pessoas saíram às pressas de prédios altos em Hanói após sentirem os tremores. Moradores do distrito de Hai Ba Trung disseram ter sentido os abalos duas vezes. Outros, na área de Thu Duc, em Ho Chi Minh, relataram rachaduras nas paredes.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Terremoto mais forte em 100 anos em Mianmar abala Tailândia e Vietnã; veja imagens appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.