Atendendo a público diverso, Laboratório-Escola de Arte Popular estimula a criatividade

Canoas tem um novo centro de fomento à cultura, às artes e, principalmente, à criatividade. Laboratório-Escola de Arte Popular (LAB), está aberto, de segunda a sábado, na Rua Domingos Martins, 440.

Bruno Flores é o diretor do Laboratório-Escola de Arte Popular (LAB), que agora funciona na Casa Wittrock



Bruno Flores é o diretor do Laboratório-Escola de Arte Popular (LAB), que agora funciona na Casa Wittrock

Foto: Paulo Pires/GES

O endereço no Centro antes era conhecido como um prédio histórico, prestes a completar 100 anos, que tem na fachada um enorme busto, estava aparentemente abandonado, porque fechado há anos.

Agora, serve para aulas de desenho, pintura, dança, música, teatro, moda, corte e costura, entre outras artes, segundo o diretor do Laboratório-Escola, o idealista Bruno Flores.

“Este projeto existe há quinze anos e começou na periferia”, explica. “Fomos contemplados com editais e hoje temos aulas em um espaço adequado, visando atender a um público diverso e interessado em artes”.

Flores explica que há aulas para estudantes em todas as faixas etárias, sendo necessário somente se inscrever para participar. O projeto inclui vagas com bolsas de estudo pagas.

“Criamos o projeto visando a diversidade do público”, afirma. “Eu mesmo sou LGBT e faço questão de convidar a todos que conheçam o nosso espaço. O LAB está aberto como projeto para abraçar a todos, sem preconceito”.

Há aulas de desenho para crianças, adolescentes e adultos dentro da programação do projeto montado na Casa Wittrock



Há aulas de desenho para crianças, adolescentes e adultos dentro da programação do projeto montado na Casa Wittrock

Foto: Paulo Pires/GES

Trabalho

Professora do LAB, Gisele Domingues esclarece que foi necessário muito trabalho até que as portas da casa fossem enfim abertas no último 8 março, justamente no Dia Internacional da Mulher.

Quem vê hoje as crianças circulando tranquilamente não imagina a quantidade de pó e poeira que foi necessário ser retirado para que tudo estivesse pronto para atender o público.

“Deu trabalho, mas fizemos tudo com muito carinho para deixar o ambiente da casa o melhor possível”, diz. “O resultado é que estamos recebendo alunos e professores oficineiros, atendendo a todos, com o maior prazer”.

Quem é Victor Wittrock?

“Quem circula entre a esquina da Avenida Victor Barreto e com a Rua Domingos Martins, pode já ter se perguntado de quem é aquela casa amarela de esquina com uma ”estátua” de um “senhor” idoso na frente.

A figura do busto é do empresário Victor Wittrock e a casa está tombada pelo patrimônio histórico Município por meio do decreto 293/2010. No imóvel, funcionava a antiga Fábrica de Cadeiras Wittrock.

O endereço, um dos primeiros erguidos no Centro de Canoas, acompanhando a antiga Estação de Trem, que fica a poucos metros do local, chegou a funcionar para uma escola de música durante alguns anos.

No começo da década passada, contudo, as atividades acabaram encerradas. Após o fechamento do projeto, a casa acabou fechada e antigo busto de Victor Wittrock terminou tristemente sendo cercado pelo mato.

Contato

Quem quiser conhecer melhor o Laboratório-Escola de Arte Popular (LAB), pode conferir os cursos e horários de aulas por meio do Instagram @laboratorioescola. Quem preferir, pode ligar ou encaminhar mensagem para o número (51)99625-9773. Há também a possibilidade de se visitar a casa, que funciona de segunda a sábado, das 9 às 22 horas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.