Campo Bom reúne cultura, mobilidade e sustentabilidade no Festival Bike Arte Brasil

A relevância da bicicleta para Campo Bom é inegável. A cidade, assim como outras da região, tem esse meio de transporte em suas raízes. Essa história — que começou lá nas antigas fábricas de calçado, quando essa era a principal forma de locomoção dos trabalhadores — passa também pela primeira ciclovia da América Latina. É por isso que o município foi o escolhido para receber o Festival Bike Arte Brasil, um evento que ocorre em todo o Brasil e que pela primeira vez chega ao Rio Grande do Sul.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Bike Arte reuniu a comunidade do Bairro Operária | abc+



Bike Arte reuniu a comunidade do Bairro Operária

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

A programação teve início com a Pedalada Rumo ao Bike Arte, saindo do Largo Irmãos Vetter e sendo organizada pelo grupo Pedal Grau de CB. Na parte da tarde, foram shows de rap, samba e batalha de rimas em um palco montado no Bairro Operária. As crianças aproveitaram o dia com oficinas de recreação infantil, grafite, além de consertarem suas bicicletas gratuitamente com a mecânica comunitária para pequenos reparos.

Inclusão social

O Bike Arte Brasil é realizado pelo Instituto Aromeiazero, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Rede, Edenred Ticket Log e Shimano. Ele visa montar nas cidades um grande palco de atividades que promovam a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como símbolo de inclusão social, criatividade e cidadania, destacando a importância da cultura do pedal para as futuras gerações. 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

“Desde 2011 trabalhamos para sensibilizar sobre a questão da mobilidade urbana e tornar as cidades mais inclusivas. Por isso os eventos acontecem preferencialmente em bairros de periferia, integrando diversas expressões culturais e artísticas”, comentou o diretor da Aromeiazero, Murilo Casagrande.

Os irmãos Pedro e Lucas Carvalho, 10 e 7 anos, respectivamente, são moradores do Bairro Operária e aprovaram as atividades. “Gostei de tudo, principalmente de poder andar de bicicleta com meus amigos por aqui”, comentou Pedro. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.