O anúncio do Palácio de Buckingham de que o rei Charles precisou ficar hospitalizado nessa quinta-feira (27/3), em razão dos efeitos colaterais do tratamento de câncer de tipo não revelado, deixou a mídia e os súditos em alerta. Nos últimos meses, a imprensa tem noticiado que o estado de saúde do monarca do Reino Unido é “preocupante”.
Embora já tenha sido liberado da internação, o rei Charles, que está com 76 anos, adiou todos os compromissos da agenda desta sexta-feira (28/3). Em comunicado, o Palácio de Buckingham destacou que a majestade pediu “desculpas” por não comparecer aos eventos previstos. Vale ressaltar que ele viajará para Roma no próximo dia 7.
A coluna Claudia Meireles fez uma linha do tempo da luta do rei Charles contra o câncer, desde o diagnóstico até à recente hospitalização. Confira!
2024
Janeiro
Em 17 de janeiro, o Palácio de Buckingham comunicou que o rei Charles estava à procura de um tratamento para próstata aumentada. “O estado de sua majestade é benigno e ele irá ao hospital na próxima semana para um procedimento corretivo”, divulgaram.
Fevereiro
O Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III, à época com 75 anos, enfrentava “uma forma de câncer”. “Sua majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público”, escreveram na mensagem oficial.

Março
Em 5 de março, o soberano britânico retomou as funções reais em meio ao tratamento oncológico. Na ocasião, ele se encontrou com o então chanceler do Tesouro Britânico Jeremy Hunt. A reunião entre os dois ocorreu na sede da monarquia do Reino Unido.
Maio
Quando visitou um centro de tratamento de câncer, a majestade de 76 anos definiu o momento de receber o diagnóstico da doença como um “choque”. No compromisso, ele esteve acompanhado da esposa, a rainha Camilla.
Junho
No início de junho, o rei Charles participou do primeiro grande evento internacional desde o anúncio do diagnóstico do tumor. Durante a ocasião, ele não conseguiu segurar a emoção. Para poder viajar até a região francesa da Normandia, o monarca recebeu autorização da equipe médica.

Agosto
O rei Charles disse que não estava “tão mal” durante uma visita a jovens sobreviventes e agentes que atuaram como socorristas de um esfaqueamento em uma aula de dança temática da cantora Taylor Swift. Ele se encontrou com familiares das vítimas do atentado. O crime aconteceu na cidade inglesa de Southport.
Outubro
O rei Charles precisou interromper o tratamento oncológico por conta da turnê oficial que fez para Austrália e Samoa. Segundo o portal britânico The Mirror, o monarca estaria fazendo a terapêutica semanalmente, mas teve de pausá-la por 11 dias devido à excursão. Os médicos responsáveis pela majestade britânica autorizaram a interrupção.
Dezembro
Em entrevista à emissora ABC News, o soberano enfatizou que continuaria o tratamento contra o câncer até 2025. Ao ser questionado a respeito do próprio bem-estar, Charles brincou: “Ainda estou vivo”. A doença também foi abordada no tradicional discurso de Natal do rei do Reino Unido.

2025
Março
Porta-vozes da monarquia britânica anunciaram que o rei Charles III precisou ser hospitalizado após apresentar alguns efeitos colaterais em decorrência do tratamento contra um câncer. Ele ficou internado por algumas horas e, em seguida, foi liberado para voltar para casa.
“Sua majestade agora retornou à Clarence House e, como medida de precaução, agindo por orientação médica, o programa diário de amanhã também será remarcado. Sua majestade gostaria de enviar suas desculpas a todos aqueles que possam ter se sentido incomodados ou desapontados como resultado disso”, finalizou o Palácio de Buckingham.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.