Duas frentes frias chegam ao RS em sequência; como os fenômenos afetam o tempo nos próximos dias

Duas frentes frias ingressam no Rio Grande do Sul em um curto período de tempo nos próximos dias. A primeira frente fria está prevista para os dias 31 e 1º de abril.

Na sequência, fenômeno deve se formar novamente na primeira semana de abril, entre os dias 2 e 3.

A meteorologista Estael Sias, da MetSul, explica que “entre a tarde e a noite do dia 31, a instabilidade se desloca entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e, ao longo do dia 1°, avança rapidamente pelos estados do Sul”. 

MetSul alerta para chegada de duas frentes frias ao RS | abc+



MetSul alerta para chegada de duas frentes frias ao RS

Foto: MetSul/X-Reprodução

MANÍACO DA MOTO: Imagens mostram o momento em que suspeito é capturado pela Brigada Militar; veja

A segunda incursão de frio avança rápido pelo Sul. “Dessa forma, ao longo do dia 4, uma massa de ar polar avança, com núcleo sobre o Sul da Argentina na província de Buenos e, por isso, a temperatura apesar de cair não terá um declínio mais acentuado ou generalizado pelo Sul do País”, explica.

CONSIDERE ASSINAR O ABCMAIS E OS JORNAIS DO GRUPO SINOS; CLIQUE AQUI

Chuva e temperatura

Estão previstos para os primeiros dias de abril uma maior frequência de instabilidade por conta da passagem destes sistemas frontais. “A chuva será irregular, porém chega num momento em que a estiagem ainda gera muitos prejuízos, sobretudo, no Rio Grande do Sul”, antecipa a meteorologista.

CICLONE: Confira até quando segue alerta para tempestade no RS

Durante a passagem dos fenômenos, as mínimas devem baixar de 10°C com chance para a formação da primeira geada do ano no RS. Contudo, as temperaturas voltam a subir gradativamente. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O que é uma frente fria

Uma frente fria “é uma zona de transição entre o ar quente (que fica na dianteira do sistema, ou seja, vem antes da chuva) e o ar frio que avança na retaguarda (ou seja logo depois da chuva)”.

De acordo com Estael, a faixa de nuvens e de chuva entre essas duas massas de ar, quente e fria, se dá o nome de frente fria justamente porque o ar frio empurra a chuva e define a velocidade e o local onde a instabilidade irá atuar.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.