ESCALAÇÕES: Como chega o Grêmio para a estreia no Brasileirão

O Grêmio estreia no Campeonato Brasileiro de 2025 neste sábado (29), às 18h30, na Arena, enfrentando o Atlético Mineiro. Esta será a primeira partida do Tricolor após perder o título do Campeonato Gaúcho para o Internacional no último dia 16 de março.

Villasanti é um dos principais nomes do Tricolor | abc+



Villasanti é um dos principais nomes do Tricolor

Foto: Guilherme Testa/Grêmio FBPA

Até aqui, o Grêmio não apresenta um bom retrospecto em grandes jogos na temporada. Contra times da Série A, foram três confrontos com o Internacional, com uma derrota e dois empates (incluindo a perda do título estadual), e contra o Juventude, duas derrotas e uma vitória. Pela Copa do Brasil, enfrentando o São Raimundo-RR, da 4ª divisão nacional, e o Athletic-MG, da 2ª, conquistou apenas empates e as classificações nos pênaltis.

Na temporada, são 6 vitórias, 5 empates e 3 derrotas em 14 jogos, com um aproveitamento de 60,7%. Por isso, uma reabilitação diante da torcida é fundamental para iniciar a competição de forma positiva, e não flertar com o risco de rebaixamento como no ano passado e terminou apenas na 14ª colocação.

Preparação e Escalação

O técnico Gustavo Quinteros realizou testes significativos ao longo da semana para definir a melhor formação para o duelo. Uma das principais mudanças foi a entrada de Igor Serrote na lateral direita, substituindo João Pedro. No meio-campo, Edenilson chegou a ser testado em uma posição mais avançada, enquanto Dodi entrou no lugar de Cristaldo, formando um trio de volantes com Camilo e Villasanti. No ataque, Kike Oliveira retorna após servir à seleção uruguaia e começa como titular ao lado de Amuzu e Arezo.

A principal baixa é o dinamarquês Braithwaite, que está na Europa tratando uma lesão no músculo adutor longo da coxa direita. Sem ele, o uruguaio Arezo assume a titularidade no comando de ataque. Gabriel Mec também segue fora, recuperando-se de um entorse no tornozelo direito sofrido em janeiro. No setor defensivo, Kannemann, que teve um problema no quadril no ano passado e passou por cirurgia, segue fora.

Adversário

O Atlético Mineiro, comandado por Cuca, vem embalado pela conquista do hexacampeonato mineiro. Após um 2024 em que chegou às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, mas perdeu ambas, além de ter chegado à última rodada do Brasileirão com chances de rebaixamento, o time busca começar a competição somando pontos fora de casa.

400 jogos

Neste sábado (29), completam-se 400 jogos do Grêmio na Arena, inaugurada em dezembro de 2012, com uma vitória de 2 x 1 contra o Hamburgo, da Alemanha, adversário que o Grêmio venceu pelo mesmo placar na final do mundial de 1983. Até aqui, em 399 jogos, foram 253 vitórias, 81 empates e 65 derrotas. Um aproveitamento de 73,5%. O maior goleador é Diego Souza, com 55 gols em 92 partidas.

O jogo

Sábado (29)/ Às 18h30/ Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Árbitro: Raphael Claus (SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP). Comandando o VAR, Daiane Muniz (SP), e João Vitor Gobi (SP) é o 4º árbitro. Transmissão: Premiere.

Grêmio

Tiago Volpi; Igor, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti e Edenilson; Cristian Olivera, Amuzu e Arezo. Técnico: Gustavo Quinteros.

Atlético Mineiro

Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Cuello, Rony e Hulk. Técnico: Cuca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.