Escolas de Esteio assinam acordo de resultados com mais de 430 metas para 2025

As equipes diretivas das 32 unidades escolares que fazem parte da rede municipal de Esteio assinaram, nesta sexta-feira (28), em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura, o Acordo de Resultados das Escolas de Esteio, um conjunto de metas que devem ser perseguidas pelas instituições ao longo de 2025.

Escolas de Esteio assinam Acordo de Resultados com metas para 2025



Escolas de Esteio assinam Acordo de Resultados com metas para 2025

Foto: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação/Prefeitura de Esteio

Além dos diretores e vice-diretores, o prefeito Felipe Costella e a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Rosemary Kennedy, também firmaram o documento. Foi o quarto ano consecutivo que a SME e as escolas esteienses formalizaram os objetivos específicos para o ano.

Antes das assinaturas, Felipe fez um discurso no qual ressaltou a importância do estabelecimento de metas para nortear o trabalho de todos e que os resultados só são possíveis graças aos profissionais. “Aqui em Esteio, a gente é privilegiado, porque tem um grande time; e não sou eu que estou dizendo. Há anos a gente conhece esse time e o vem qualificando cada vez mais”, afirmou.

“Isso é muito desafiador. E eu tenho maior orgulho de estar aqui, hoje, parabenizando vocês, junto com as equipes de vocês, junto com os diretores e com as secretárias por esse grande feito”, disse.

Importância das metas para os estudantes

O prefeito lembrou, ainda, que as metas têm um objetivo comum. “Elas são um balizador para que a gente avance na educação de nossos alunos”, pontuou.

“Parabéns por jamais se manterem na zona de conforto e um puxar o outro para que a gente avance de forma conjunta. Tenham aqui na minha pessoa um colega de vocês, porque é assim como eu me vejo, um servidor junto de vocês para servir a nossa comunidade assim como vocês servem nossa rede municipal e nossos alunos”, afirmou, pouco antes de encerrar.

Viu essa? Atrasos em parcelas do piso causam paralisação em hospital do Vale do Sinos

Em sua fala, a secretária municipal da Educação agradeceu a todos que trabalharam para estabelecer as metas e disse que metas e objetivos são palavras diferentes. “Os objetivos são os rumos. Todos nós temos objetivo com nossas escolas e nossas crianças, mas a gente precisa de metas, porque elas vão esmiuçar, detalhar, dar o caminho para que a gente alcance aqueles objetivos”, explicou.

Também fez uso da fala, a diretora da Emei Vitorina Fabre, Maria Eduarda Chitolina, e o vereador Claudio Dussik, que é servidor da SME e coordenador do Polo Esteio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Claudinho, como é conhecido, falou da importância das metas para a gestão escolar, disse que elas buscam integrar todos os âmbitos educacionais, desde os espaços físicos aos conteúdos pedagógicos, e que a união é fundamental. “Se a gente quer uma qualidade de educação para todos, a gente precisa de todos pela qualidade da educação”, afirmou.

Mais de 430 metas

Somando, são mais de 433 metas estabelecidas. As 12 escolas municipais de Educação Infantil (emeis) compartilham 12 metas em comum, como, por exemplo, “adquirir brinquedos e jogos pedagógicos para todas as salas”, “evitar a infrequência escolar” e “implantar espaço sensorial”. Além delas, são mais dois tópicos específicos para cada instituição, totalizando 168 metas.

As 19 escolas municipais de Educação Básica (emebs) e a Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira têm em comum seis metas, entre elas a qualificação “dos espaços nos ambientes escolares”, “dos resultados da proficiência na Prova Esteio” e “dos servidores, através de cursos e formações”. As demais são específicas para cada instituição, totalizando 265 metas.

Divulgação dos melhores resultados no final do ano

Cada instituição recebeu um documento detalhando os objetivos e a pontuação atribuída a cada item. No final do ano, serão premiadas as escolas que alcançaram as maiores notas.

Em 2024, seis emeis (Aprender Brincando, Colorindo O Aprender, Irmã Sibila Ana Burin, Pedacinho do Céu, Sonho Mágico e Vivendo A Infância) e seis emebs (Alberto Pasqualini, Dulce Moraes, Ezequiel Nunes Filho, João XXIII, Oswaldo Aranha e Trindade) atingiram 100% das metas para o ano.

Veja também: Parque Assis Brasil abre alas para o carnaval de Esteio nesta sexta-feira; confira

Além disso, foram destacadas as escolas com melhores resultados em Alfabetização (Emeb Tomé de Souza), Proficiência na Prova Esteio (Tomé de Souza), Relacionamento com a comunidade (Emei Denise Finger Bortolini), Horas de formação oferecida para servidores (Emeb Vila Olímpica) e Investimentos (Emeb Santo Inácio).

A divulgação dos resultados do ano passado foi no dia 26 de dezembro, em evento no Salão Nobre da Prefeitura. A lista completa das metas de 2025 está disponível no site da prefeitura de Esteio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.