Paraná quer atrair 1,5 milhão de turistas internacionais até 2026 e ampliar voos, diz novo secretário

Leonaldo Paranhos, novo secretário de Turismo do Paraná

Leonaldo Paranhos, novo secretário de Turismo do Paraná (Ana Azevedo/M&E)

CURITIBA – O ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, assumiu nesta semana a Secretaria de Turismo do Paraná com a meta de ampliar o fluxo de turistas e alcançar 1,5 milhão de visitantes internacionais até o final de 2026. Anunciado no dia 21 de março pelo governador Ratinho Júnior (PSD), ele aposta na regionalização, na ampliação da conectividade aérea e na melhoria da infraestrutura para consolidar o estado entre os três principais destinos turísticos do Brasil nos próximos anos.

“O Paraná já é o quarto estado em movimentação turística, atrás do Pará, Santa Catarina e Bahia. De 2023 para 2024, crescemos 40% no volume de serviços e visitantes, e queremos continuar essa expansão”, afirmou em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS. Segundo ele, o setor já movimenta cerca de R$ 6 bilhões na economia estadual.

“Bahia. De 2023 para 2024, crescemos 40% no volume de serviços e visitantes, e queremos continuar essa expansão”

O estado possui 18 polos turísticos regionais, mas muitos ainda carecem de estrutura adequada. “Temos cachoeiras, turismo religioso, gastronômico, esportivo e de aventura, mas, muitas vezes, falta acesso. Estamos trabalhando com as Secretarias de Infraestrutura, Cidades e Agricultura para melhorar estradas e acessos turísticos”, disse.

Paranhos destacou que o turismo sempre esteve presente em sua trajetória. Em 2000, iniciou um curso na área, mas interrompeu os estudos ao assumir a vice-prefeitura de Cascavel. “Como prefeito, investi no autódromo da cidade e construí quase 60 km de ciclovia, incentivando o turismo esportivo e ciclístico. Vi de perto como um evento bem estruturado pode movimentar a economia de forma imediata”, afirmou.

A Secretaria de Turismo também pretende fortalecer a presença do Paraná em eventos nacionais e internacionais para ampliar a visibilidade do estado. “Muitos turistas conhecem Foz do Iguaçu, mas não sabem que fica no Paraná. Estamos participando de 83 eventos no Brasil e no exterior para divulgar nossos destinos e apoiando 286 eventos locais por meio da lei ‘Mais Eventos’”, explicou.

A conectividade aérea é outro ponto de atenção. Atualmente, Curitiba e Foz do Iguaçu operam sete voos internacionais, número que a gestão quer expandir. “O aeroporto de Foz aguarda homologação da ANAC e da Infraero para receber voos diretos da Europa, e Curitiba terá novas conexões internacionais em breve”, disse.

“Vi de perto como um evento bem estruturado pode movimentar a economia de forma imediata”

O litoral do estado está recebendo investimentos, incluindo a construção da ponte de Guaratuba, aguardada há 40 anos e prevista para ser concluída ainda em 2025. “O turismo precisa de infraestrutura, e essa obra será um marco para o desenvolvimento da região”, afirmou.

Outro objetivo é incentivar a permanência dos turistas no estado. O programa “Viagem Paraná” busca integrar diferentes regiões e estimular o conceito de “um dia a mais” nos roteiros. “Queremos que quem visita Curitiba ou Foz do Iguaçu estenda a viagem para explorar novos destinos. Para isso, estamos capacitando agentes de turismo para vender pacotes completos”, afirmou.

Sobre os principais pontos turísticos do Paraná, Paranhos recomendou um roteiro de sete dias, incluindo Curitiba, Foz do Iguaçu, o litoral (Antonina e Morretes), a região oeste (Cascavel e entorno) e áreas de turismo rural.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

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