Pesquisadora norte-americana palestra em Novo Hamburgo sobre ensino bilíngue

Quantas vezes você já ouviu que ser fluente em uma segunda língua pode ser um grande diferencial em um mundo cada vez mais competitivo? Dentro desse contexto, além da língua materna — o português para os brasileiros —, o inglês se destaca como uma das opções mais relevantes.

 Especialista americana apresentou pesquisas sobre os impactos do bilinguismo na alfabetização e no cérebro infantil. | abc+



Especialista americana apresentou pesquisas sobre os impactos do bilinguismo na alfabetização e no cérebro infantil.

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Neste sábado (29), a pesquisadora Ioulia Kovelman, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, especialista no desenvolvimento da alfabetização em crianças bilíngues, palestrou em Novo Hamburgo no 3º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue da IENH, realizado na Unidade Fundação Evangélica sobre seus estudos de bilinguismo e alfabetização bilíngue.

A pesquisadora apresentou sua metodologia que utiliza tecnologias avançadas de imagem cerebral para investigar como o aprendizado da leitura transforma a linguagem e o cérebro infantil. O projeto incluiu pesquisas com crianças com dificuldades de leitura, como aquelas com dislexia e distúrbios de linguagem, abrangendo diferentes idiomas e alfabetos, incluindo inglês, espanhol e o chinês.

Segundo a pesquisadora, quando o aprendizado de um segundo idioma começa cedo, a criança faz uma série de descobertas e associações que ativam conexões cerebrais simultaneamente ao desenvolvimento da língua materna.

De acordo com o diretor-geral da IENH, Seno Leonhardt, há um movimento crescente em todo o país para a ampliação das escolas bilíngues e para o aprofundamento do conhecimento sobre o tema. “Esse cenário ganha cada vez mais importância, pois amplia as oportunidades de aprendizado para crianças e jovens em um mundo globalizado, onde as possibilidades de trabalho são internacionais e o conhecimento é um fator essencial”, afirmou.

Programação segue 

O evento, que teve início no dia 28, segue até domingo, 30 de março, reunindo mais de 500 participantes, entre educadores, pesquisadores e especialistas da área de todo o país. A programação do simpósio inclui palestras, mesas-redondas e workshops conduzidos por grandes nomes da educação bilíngue. 

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