Primeiro SUV da Fiat era uma espécie de Pulse 4×4 feito pela Suzuki

O primeiro SUV da Fiat não era um Fiat de verdade. Nem o segundo, que foi o Fiat Freemont, um rebadge do Dodge Journey. Mas hoje vamos focar no antecessor do Pulse que nunca foi vendido no Brasil, mas que seguia uma fórmula bem parecida com o modelo brasileiro. A diferença é que ele era 4×4 e japonês.

Em abril de 2003, Fiat e Suzuki oficializaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um SUV compacto de entrada, mas era um namoro que já ocorria há mais tempo. A ideia era lançar o modelo em 2005 com produção na Hungria , visto que o destino principal do SUV seria a Europa. 

O acordo previa a fabricação de 60 mil caros por ano na planta europeia da Suzuki, sendo ⅓ dessas unidades seria do SUV da Fiat. Havia também um plano de lançar uma variante Lancia, que seria chamada de Pangea, mas os planos esfriaram e somente a Fiat teve seu SUV compacto.

Suzuki SX4 prata de frente
Suzuki SX4 [divulgação]

SUV da Fiat era um Suzuki

Assim, em dezembro de 2005, foram introduzidos os primos Fiat Sedici e Suzuki SX4. Ambos foram desenhados por Giorgetto Giugiaro da Italdesign, mas todo desenvolvimento foi feito pela japonesa. A maior participação da Fiat estava nos motores diesel, 1.9 e 2.0, que eram usados por ambas as marcas. Já o 1.6 aspirado a gasolina, era Suzuki.

Visualmente, os dois modelos mudaram apenas em detalhes. O Sedici tinha grade frontal inspirada na Audi, sendo verticalizada e maior, além de para-choques com área preta bem mais presente do que no SX4. O Suzuki, por sua vez, era mais discreto nos elementos pretos, mas tinha lanterna com área de seta e ré em branco, enquanto no SUV da Fiat era vermelho.

O interior tinha como única alteração a presença de tecidos e logotipos alterados. Em 2009, eles passaram por mudanças visuais, sendo que o Sedici teve alterações mais fortes. Ele adotou a nova linguagem visual da Fiat com grade frontal de Punto e para-choque com detalhes em cinza. 

Como Suzuki, foi um sucesso

As vendas do Fiat Sedici nunca foram animadoras, batendo recorde de emplacamentos em 2007 com 34.522 unidades comercializadas em toda Europa. Já o Suzuki SX4 viveu outra realidade. Originalmente destinado somente a Europa, ele passou a ser produzido no Japão em 2006 devido ao altíssimo volume de unidades comercializadas importadas da Europa.

No mesmo ano, a China passou a produzir o SUV compacto, mas com visual levemente diferenciado. Já em 2007, ele ganhou uma linha de produção na Índia e, um ano depois, a Indonésia passou a produzir o modelo. A importação para o Brasil começou em 2009 com unidades vindas do Japão.

O interessante é que o Suzuki SX4 teve uma sobrevida jamais imaginada pelo Fiat Sedici. Ele ganhou uma versão Sport sem detalhes pretos no para-choque, suspensão mais baixa e rack de teto eliminado, que deixavam claro que ele só era um hatch aventureiro com opção de tração nas quatro rodas.

Suzuki SX4 Sedan prata de traseira
Suzuki SX4 Sedan [divulgação]

Outra evidência foi a introdução da versão sedan em 2009 destinada apenas a alguns mercados específicos. Na China, ele recebeu uma reestilização extra, enquanto em outros mercados a segunda geração foi introduzida em 2014 com o sobrenome S-Cross. Hoje em dia, o Suzuki S-Cross existe somente na Europa, feito ainda na mesma fábrica da Hungria, mas já em terceira geração. 

Você acredita que o Fiat Sedici teria feito sucesso no Brasil se tivesse sido vendido aqui? E o Suzuki S-Cross, deveria ter continuado? Conte nos comentários.


O post Primeiro SUV da Fiat era uma espécie de Pulse 4×4 feito pela Suzuki apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.