Seleção Brasileira já teve três técnicos estrangeiros. Relembre

A Seleção Brasileira está em busca de um novo treinador. Entre os nomes cotados estão Jorge Jesus, Abel Ferreira e Ancelotti. Caso um dos três treinadores assuma o cargo, o escolhido irá se tornar o quarto estrangeiro a comandar a Amarelinha na história.

Caso um estrangeiro assuma a Seleção Brasileira, será apenas a quarta vez que um técnico de fora vai comandar o Brasil. Anteriormente o uruguaio Ramón Platero, o português Joreca e o argentino Filpo Nuñez foram treinadores da Amarelinha.

O primeiro foi Platero, que treinou o Brasil em 1925. A passagem foi rápida e durou apenas 19 dias. Ele totalizou quatro partidas no comando da Amarelinha, sendo duas vitórias, um empate e uma derrota.

Em 1944 foi a vez do português Joreca. No entanto, o europeu comandou a Amarelinha em apenas duas partidas amistosas, contra o Uruguai, nos dias 14 e 17 de maio. O Brasil venceu os dois jogos, por 6 x 1 e 4 x 0.

E a Seleção Brasileira já foi comandada por um argentino. Em 1965 a CBD definiu que o Palmeiras, que era treinado por Filpo Nuñez, iria representar o Brasil em amistoso contra o Uruguai para a inauguração do Mineirão, vencido pela Amarelinha por 3 x 0.

Estrangeiros cotados para a Seleção 

5 imagens

Filipe Luís, comandante do Flamengo.

Técnico português Jorge Jesus
Renato Gaúcho, ídolo como jogador e técnico do Grêmio.
Carlo Ancelotti com a Champions conquistada pelo Real Madrid.
1 de 5

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.

Wagner Meier/Getty Images

2 de 5

Filipe Luís, comandante do Flamengo.

Gilvan de Souza e Marcelo Cortes / CRF

3 de 5

Técnico português Jorge Jesus

Seskim Photo/MB Media/Getty Images

4 de 5

Renato Gaúcho, ídolo como jogador e técnico do Grêmio.

Lucas Uebel / Grêmio

5 de 5

Carlo Ancelotti com a Champions conquistada pelo Real Madrid.

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Carlo Ancelotti

Multicampeão com o Real Madrid, Carlo Ancelotti aparece mais uma vez como nome cotado para dirigir a Seleção Brasileira. Após a Copa de 2022, quando Tite se despediu da Amarelinha, o italiano foi avaliado como favorito para assumir o cargo.

Jorge Jesus

Treinador histórico do Flamengo, o português Jorge Jesus conquistou com o Rubro-Negro os títulos da Libertadores de 2019 e do Brasileirão no mesmo ano. O ótimo desempenho da equipe carioca na época credencia Jesus para o cargo e é um dos favoritos para o lugar antes ocupado por Dorival.

Abel Ferreira

Nome de destaque sob o comando do Palmeiras, Abel Ferreira chegou ao clube paulista em 2020 e logo de cara garantiu a Copa do Brasil daquele ano. Além disso, venceu o Brasileirão em duas oportunidades (2022 e 2023) e a Copa Libertadores (2020 e 2021).

Treinadores Brasileiros cotados para a Seleção Brasileira 

Filipe Luís

Com menos de um ano como treinador da equipe principal do Flamengo, Filipe Luís é bem avaliado por conta da sua recente trajetória.O ex-lateral já tem no currículo os títulos da Copa do Brasil de 2024, além da Supercopa Rei e do Campeonato Carioca de 2025.

Renato Gaúcho

Ídolo do Grêmio, é o único entre os favoritos ao cargo que está sem contrato. O estilo “boleirão” de Renato Portaluppi seria uma mudança de ares na Seleção Brasileira. Comandando o Tricolor gaúcho, levou a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.