Conheça os cães que são grandes aliados dos policiais na segurança pública

Eles auxiliam em áreas da segurança pública, como detecção de drogas e patrulha, mas, para manter os cães policiais — também conhecidos como K9 — em sintonia com os agentes de segurança, é necessária muita preparação. Exige-se, no mínimo, dois anos de treinamento entre o condutor e o cão para que atinjam um bom nível de atuação em equipes de segurança e competições.

LEIA AINDA: Aluguel social para moradores que precisarão desocupar imóveis para obras serão pagos por construtora em Novo Hamburgo

Torneio K9 ocorreu em Sapiranga | abc+



Torneio K9 ocorreu em Sapiranga

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

O treinamento de cães de grande porte deve ser rigoroso, pois eles não podem hesitar diante dos comandos de seus condutores, que geralmente são agentes de segurança pública, como policiais federais, civis e militares. “Os treinos promovem nada mais que o instinto natural nos cães, mas que se canaliza para outras funções. Todo cão ama brincar com bolinha, então se faz a associação dos odores, por exemplo, com a bola”, explica o adestrador Luciano Santos.

VIU ESSA? Calorão antecede frente fria e dias chuvosos no RS; saiba como fica o tempo no Estado

Para o sucesso do trabalho do K9, é essencial que o animal tenha muita força e goste de trabalhar. Também é necessário seguir uma rotina bem regrada. Geralmente, esses cães se aposentam entre oito e nove anos de idade.

Hellboy

Com 45 quilos, Hellboy é um Bandog, resultado da mistura de Cane Corso com Malinois. Competidor internacional, ele se destaca onde passa e já conquistou muitos troféus. O condutor de Hellboy, o adestrador Caíque Brizola, 32 anos, acredita que o sucesso do trabalho na área da segurança depende do bom temperamento do cão e de uma dose de agressividade.

CONFIRA: Feira na Colônia Japonesa movimenta o domingo e terá mudanças em abril

Hellboy e o condutor Caíque | abc+



Hellboy e o condutor Caíque

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

“Qualquer tipo de cão de grande porte pode fazer trabalho de guarda com treinamento, mas, tem cães que não dá certo. Depende de sua personalidade e só um adestrador pode perceber isso através de testes”, explica.

Região recebeu torneio

No último fim de semana, um evento em Sapiranga apresentou ao público um pouco desse trabalho tão especializado. O 4º Torneio Internacional de Cães K9 ocorreu no Parque do Imigrante e reuniu 41 cães e condutores da região, além de participantes de Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

  • ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

O evento, que conta com competidores de alto nível, inclui diversas provas planejadas de acordo com o dia a dia de policiais, como busca de pessoas desaparecidas, controle de invasões, faro de narcóticos e patrulha, entre outras. Ao final, os melhores colocados, conforme avaliação dos juízes, conquistaram troféus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.