Quais são os documentos necessários para declarar Imposto de Renda?

Imposto de renda deve mudar no Governo Lula; saiba como

A Receita Federal já recebeu cerca de um milhão de Declarações do Imposto de Renda de 2025, segundo dados divulgados pela própria instituição. O prazo para a entrega começou na segunda-feira, dia 17, e neste ano se encerrará em 30 de maio.

Estima-se que pelo menos 46 milhões de contribuintes brasileiros precisem declarar os rendimentos que obtiveram ao longo do ano de 2024.

Desde a última quinta-feira, dia 13, o programa para preencher a IRPF 2025 pode ser baixado, tanto para uso em celulares quanto em computadores. A plataforma foi desenvolvida para ser instalada em diferentes sistemas operacionais, como Windows e MacOS.

Devido à atualização da tabela progressiva do Imposto de Renda, que ocorreu em fevereiro de 2024, contribuintes que tiveram rendimentos de até dois salários mínimos em 2024 (totalizando R$ 2.824,00) estão isentos do pagamento do imposto.

A lista de documentos para a declaração de 2025 cobre as movimentações do ano de 2024. Preparar essa documentação é essencial para evitar atrasos ou problemas no momento de prestar contas ao Fisco.

Documentação necessária para a declaração de IR 2025

Abaixo, selecionamos uma lista com os principais comprovantes que você precisa reunir para prestar contas com a Receita Federal.

Documentos de identificação:

  • Documento oficial com CPF (CNH ou RG);
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • CPF do cônjuge;
  • Número do Título de Eleitor;
  • Número do recibo da declaração do IRPF do ano anterior;
  • Número de cadastro no INSS (PIS ou NIT – Autônomo);
  • Nome, data de nascimento e CPF dos dependentes e alimentandos.

Comprovantes de renda:

  • Informes de rendimentos do titular e dos dependentes;
  • Informes de contas bancárias e aplicações financeiras;
  • Relatório de aluguéis recebidos;
  • Informes de previdência privada;
  • Informes de programas de incentivo à emissão de notas fiscais.

Pagamentos e deduções:

  • Comprovantes de despesas médicas e odontológicas;
  • Relatório de despesas com educação;
  • Comprovantes de despesas com previdência privada;
  • Recibo de doações;
  • Documentação de bens e direitos;
  • Extratos de consórcios e financiamentos;
  • Informações sobre empréstimos.

Rendas variáveis:

  • Notas de corretagem e extratos de Imposto de Renda de corretoras;
  • DARFs de renda variável;
  • Informes de rendimentos de investimentos em renda variável.

O governo tem como objetivo isentar quase 20 milhões de contribuintes até o fim do mandato de Lula. Enquanto isso, é importante que os cidadãos estejam atentos às atualizações e organizem sua documentação para evitar pendências com o Fisco.

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