Bitcoin “Made in USA”: Família Trump entra em negócio de mineração de criptomoedas

A família Trump está prestes a lançar uma nova empresa focada em mineração de Bitcoin (BTC) em parceria com a Hut 8 (HUT), marcando a mais recente expansão dos laços do presidente dos EUA com o setor de criptomoedas.

A Hut 8 anunciou nesta segunda-feira (31) a criação da American Bitcoin Corp., uma subsidiária com participação majoritária voltada exclusivamente à mineração de Bitcoin e ao “desenvolvimento estratégico de reservas de Bitcoin”, segundo comunicado da empresa sediada em Miami.

Durante a campanha presidencial, Donald Trump prometeu garantir que todo o Bitcoin restante seja “produzido nos EUA” e criar uma reserva estratégica da criptomoeda. Embora anteriormente cético em relação aos ativos digitais, Trump adotou um tom mais favorável durante a campanha, especialmente diante do crescente envolvimento do setor cripto nas eleições, por meio de doações políticas expressivas.

O lançamento do novo empreendimento de mineração acontece após a Hut 8 adquirir participação majoritária na American Data Centers Inc., empresa formada por um grupo de investidores que inclui Eric Trump e Donald Trump Jr. Após a transação, a American Data Centers foi renomeada e relançada como American Bitcoin Corp., segundo a Hut 8.

Trump e as criptomoedas

Trump já havia se aventurado no universo cripto anteriormente, com o lançamento de coleções de tokens não fungíveis (NFTs) que o retratam em diversas poses e trajes. Ao lado dos filhos, ele também apoiou o projeto de finanças descentralizadas (DeFi) World Liberty Financial, que anunciou na semana passada planos para lançar uma stablecoin.

No início de março, Trump assinou uma ordem executiva determinando a criação de uma Reserva Estratégica de Bitcoin, além de um estoque separado de outros ativos digitais. Embora tenha cumprido uma promessa de campanha, a medida frustrou parte das expectativas do setor quanto aos detalhes da implementação.

Segundo a empresa, a Hut 8 transferiu quase todo seu equipamento de mineração ASIC para a nova American Bitcoin em troca de uma participação de 80% no negócio. Eric Trump ocupará o cargo de diretor de estratégia da nova companhia.

Onda do Bitcoin

Com a valorização do Bitcoin no ano passado, a Hut 8 viu sua receita saltar cerca de 70%, para US$ 162 milhões, com lucro líquido em torno de US$ 331 milhões. No entanto, as projeções para o primeiro trimestre indicam queda na receita, e analistas consultados pela Bloomberg esperam prejuízo no período.

As ações da Hut 8 subiam cerca de 4,3% às 11h17 (horário de Brasília), mas acumulam queda de aproximadamente 40% no ano.

Trump fez a promessa sobre a mineração em uma publicação na rede Truth Social, em junho, após um encontro em Mar-a-Lago com executivos de empresas de mineração de criptomoedas — responsáveis por centros de dados de alta tecnologia que processam transações na blockchain em troca de remuneração em Bitcoin ou outros criptoativos.

O setor de mineração de Bitcoin nos EUA tornou-se uma indústria de bilhões de dólares nos últimos anos, impulsionado pela valorização exponencial do ativo. Ainda assim, o poder computacional gerado por mineradores com base nos EUA representava menos de 50% do total global no final do ano passado.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Bitcoin “Made in USA”: Família Trump entra em negócio de mineração de criptomoedas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.