Cinco carros alemães com desenho bem controverso

Desenhar carros não é uma tarefa fácil, mas temos exemplos de modelos que se deram muito bem no mercado ao não querer ser tão extravagante. Um exemplo é o Porsche 911. Ele é um esportivo, mas seu visual não é tão diferente e não causa espanto. Agora, os veículos indicados nessa lista nasceram para chamar a atenção.

Tome cuidado ao ler essa matéria. O Auto+ separou cinco carros alemães com um design bem fora do comum e que podem até te assustar de certa forma. Então, sente-se, prepare-se e aproveite o quanto puder.

Audi A2

Audi A2 [divulgação]
Audi A2 [divulgação]

Vamos começar a lista com um modelo que mescla altura de SUV com cara de minivan. O A2 foi lançado em meados de 1999 e tinha o propósito de fazer a viagem entre Sttutgart até Milão, ambos na Alemanha, com apenas um tanque cheio de gasolina. O percurso tem 500 km de distância. Sua carroceria era feita de alumínio e o desenho era bastante fora do comum.

Mas, ele se destacava por querer ser econômico. Podia ter motor aspirado a gasolina ou turbo diesel e teve até versão com câmbio manual. Surpreendentemente, ele usava a plataforma do Volkswagen Fox e Gol e tinha tração dianteira. Não fez o sucesso que a marca queria e saiu de linha em 2005 mais dando prejuízo do que lembrança boa para a montadora.

Volkswagen XL1

Volkswagen XL1 [divulgação]

Tido como um dos carros mais econômicos do mundo, o XL1 também está entre os modelos alemães com desenho bem controverso. Assim como o primeiro indicado, o carro da Volkswagen aqui mirava em ter um consumo de combustível mais que elogiável. Ele tinha motor 0.8 a diesel de dois cilindros. Tinha apenas 47 cv. A sorte é que ele ainda tinha mais um propulsor elétrico de 27 cv.

Juntos, rendiam 68 cv. De acordo com a Volkswagen, o XL1 conseguia ter média de consumo de 111 km/l. Mas, para isso, o motorista precisava carregar as baterias a cada 75 km. Além da economia de combustível, seu desenho com ares futuristas, e linhas que remetiam a uma cápsula, o XL1 até chegou a ser vendido e hoje é um dos veículos mais raros da fabricante.

BMW Z18

BMW Z18 Concept prata, visto de frente e com mato ao fundo
BMW Z18 Concept [Divulgação]

Outro dos carros alemães com desenho controverso e que chama a atenção é o BMW Z18. Segundo o Autocar, ele foi mostrado em meados da década de 1990. O modelo se destaca ao trazer carroceria conversível com rodas de tamanho amplo e que remetem aos carros aventureiros. Além disso, ele tem mais espaço para o capô do que para os dois passageiros.

Ele não chegou a ser produzido oficialmente e teve apenas o conceito fabricado. Na traseira, ele chamava atenção pelas duas saídas de escapamento com acabamento cromado. Ao menos seus bancos eram esportivos e era um conversível que não tinha teto para proteger a parte interna.

Zündapp Janus

Zündapp Janus creme com detalhes brancos, visto de lado e com portas abertas
Zündapp Janus [Divulgação]

Ele parece um Romi-Isetta, mas tem um desenho um pouco mais controverso. Claude Doer foi o responsável por desenhar esse modelo fora do comum. Bem compacto, o Janus viveu somente na década de 1950 e podia levar até quatro pessoas de uma vez. Surpreendentemente, ele tinha uma porta na frente e outra atrás para acessar a cabine.

O problema era que quanto mais pessoas entravam nele, mais o centro de gravidade mudava. E isso reverbera em um índice menor de segurança. O Zendapp Janus teve mais de seis mil unidades produzidas, só que não foi tão marcante quanto o Romi-Isetta.

Porsche C88 Weissach

Porsche C88 Weissach Concept azul com detalhes pretos, visto de frente
Porsche C88 Weissach Concept [Divulgação]

Por fim, o último dos carros alemães com desenho controverso desta lista vai para este sedan popular projetado pela Porsche. Ele foi revelado na década de 1990 e era como porta para a fabricante alemã poder entrar com mais facilidade na China. Seus principais pilares eram amplo espaço interno, ser acessível e confortável.

O compacto se destacava ao trazer partes da carroceria pintados de preto, a fim de reduzir seus custos de produção. O C88 tinha uma pegada de Chevrolet Corsa Classic e tinha linhas mais ovais. Aliás, suas lanternas tinham desenho oval e eram amplas. O projeto foi criado também para atender um pedido do governo chinês da época, porém não foi muito bem recebido e só uma unidade foi montada.

De todos esses carros alemães citados, qual você achou mais exótico? Conte nos comentários


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