CLDF convida Paulo Henrique para explicar compra do Master pelo BRB

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz (MDB), disse ao Metrópoles que convidou o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, para explicar a deputados a compra do Banco Master, aprovada pelo Conselho de Administração da instituição, na próxima segunda-feira (7/4). Wellington afirmou que Paulo Henrique já tinha se colocado à disposição para tirar dúvidas.

A aquisição de 49% das ações ordinárias, 100% das ações preferenciais e 58% do capital total do Banco Master, em uma operação de R$ 2 bilhões, foi comunicada na última sexta-feira (28/3). O negócio foi tema da reunião do Colégio de Líderes realizada na CLDF nesta segunda-feira (31/3), na qual deputados questionaram a compra.

“O presidente Paulo Henrique me mandou parecer da procuradoria informando que não há necessidade de a compra passar pela Câmara, mas os colegas entenderam que é importante o presidente vir aqui na semana que vem. Lembrando que ele já tinha se colocado à disposição. Vou submeter o parecer a todos os deputados para que conheçam e vou falar agora com o Paulo Henrique para convidá-lo para segunda-feira estar aqui para conversar com os deputados e esclarecer”, disse Wellington Luiz ao Metrópoles.

O parecer da Procuradoria-Geral do DF analisa a compra de ações de instituição financeira privada, de forma genérica. O documento diz que a autorização legal é “dispensada nos casos de aquisição de ações autorizadas pelo Conselho de Administração em linha com o plano de negócios da empresa estatal”. No entendimento do BRB, a compra do Master se encaixa nesses termos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.