Estrangeiros em busca de valor impulsionam ações brasileiras em fuga dos EUA

ações bolsa gráfico índices mercado trader stocks alta

As ações brasileiras estão se aproximando do seu melhor primeiro trimestre desde 2022, à medida que investidores que se afastam de um mercado volátil nos EUA buscam ações baratas em outros lugares. O índice de ações Ibovespa, referência do país, está em alta de 18% em termos de dólar este ano, após uma queda de 30% em 2024, em meio a crescentes preocupações com o aumento do déficit orçamentário do governo.

A queda deixou as ações locais sendo negociadas bem abaixo de sua média histórica e muito mais baratas do que seus pares emergentes — tornando-as uma pechincha para investidores que estão se afastando das ações dos EUA, em meio a crescentes preocupações sobre a maior economia do mundo.

“Não consigo lembrar de uma diferença tão grande no desconto do Brasil em relação às ações dos EUA, então isso faz as pessoas começarem a rotacionar”, disse João Luiz Braga, gerente de portfólio da Encore Asset Management.

A recuperação faz parte de uma migração para ativos emergentes após anos de subdesempenho. Um indicador de ações de mercados em desenvolvimento está em alta de 2,4% este ano, superando de longe o Índice S&P 500, que está à beira de uma correção enquanto os traders avaliam os impactos dos planos de tarifas do presidente Donald Trump.

A economia relativamente fechada do Brasil — dados do Banco Mundial mostram que as exportações representaram apenas 18% do seu PIB em 2023, em comparação com 30% para o México — ofereceu um buffer extra, com o país sendo em grande parte poupado de discussões sobre tarifas até agora.

O isolamento relativo, combinado com avaliações baratas — o Ibovespa é negociado a cerca de 7,48 vezes os lucros estimados, em comparação com 12,2 para o indicador MSCI de ações de mercados emergentes e 20,6 para o S&P 500 — alimentou um aumento nos fluxos de capitais externos. Investidores estrangeiros injetaram cerca de 12 bilhões de reais em ações brasileiras este ano, de acordo com dados da bolsa local B3 compilados pela Bloomberg até 26 de março. Este é o melhor primeiro trimestre para entradas estrangeiras desde 2022.

Os investidores também esperam que o banco central pare em breve de aumentar as taxas de juros, o que pode aumentar ainda mais o apelo do mercado de ações local. E alguns já estão fazendo apostas em um governo mais favorável ao mercado assumindo após as eleições de 2026.

“Estou 100% apostando em ações brasileiras”, disse Braga. “Acredito que estamos entrando em um ciclo muito bom agora, seja devido a essa percepção global de melhoria ou a fatores internos, como o iminente fim do ciclo de alta e avaliações atraentes.”

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Estrangeiros em busca de valor impulsionam ações brasileiras em fuga dos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.