FRENTE FRIA: Chuva, risco de tempestade e declínio de até 15°C nas temperaturas; saiba o que esperar dos primeiros dias de abril

O Rio Grande do Sul terá um virada no tempo na primeira semana de abril com o ingresso de duas frentes frias – o que significa chuva, risco de tempestade e queda nas temperaturas. Na região metropolitana, o cenário não é diferente: enquanto nesta segunda-feira (31) as máximas podem chegar aos 38°C, os gaúchos observarão, já na terça (1º), um declínio de 15°C nos termômetros.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Chuva deve refrescar após máxima de quase 40°C | abc+



Chuva deve refrescar após máxima de quase 40°C

Foto: Paulo Pires/GES-Arquivo

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

A segunda seguirá sob domínio do ar seco e muito quente tanto na região metropolitana quanto na capital. Já às 9 horas, as temperaturas passavam dos 30°C em Campo Bom. À tarde, é possível que as máximas fiquem ao redor de 36°C a 38°C, sendo este o dia mais quente da semana previsto nos vales do Sinos, Caí e Paranhana.

E se o tempo segue firme na região metropolitana, a instabilidade avança desde cedo pelo oeste do Estado, com alta incidência de raios e avanço de nuvens de grande desenvolvimento vertical – instabilidade que chegou a formar uma nuvem rolo no extremo sul gaúcho ao redor das 7 horas desta segunda – que deverá cruzar a grande Porto Alegre entre o final da tarde e noite, e seguir na madrugada de terça.

“O avanço da instabilidade sobre o ar quente poderá gerar intensificação da chuva e elevar o risco de temporais ao passar pelos vales, grande Porto Alegre, litoral e Serra. Como resultado poderá ocorrer chuva forte a torrencial localizada e não se afasta a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo pontual. Há potencial para transtornos”, alerta a meteorologista Estael Sias, da MetSul. 

Há quatro alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial para tempestade e um de perigo para acumulado de chuva, este para a região metropolitana, até as 23 horas desta segunda.

O que esperar para os primeiros dias de abril

Conforme Estael, o tempo instável associado ao vento Sul promoverá declínio acentuado da temperatura na região metropolitana nesta terça. “A previsão é de muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Entretanto, melhorias ocorrerão a partir da tarde”, diz a meteorologista.

A temperatura irá oscilar pouco entre 21°C e 24°C. Em comparativo com o dia anterior, é um declínio de quase 15°C na temperatura máxima, ou seja, “radical mudança na sensação térmica”.

CHOCOPÁSCOA GRAMADO: Desfile temático terá presença da Turma da Mônica

Na quarta (2), o sol aparece entre nuvens pela manhã, com tendência de aumento nas temperaturas no decorrer das horas. A mínima fica ao redor de 21°C, e a máxima, ao redor de 28°C. Da tarde para a noite, a segunda frente fria da semana irá avançar com chuva e episódios isolados de temporais.

O tempo ficará nublado na quinta (3), com maior potencial de chuva no começo do dia. “Destaque para o ingresso de vento Sul que tende a reduzir a sensação térmica ao ar livre”, explica Estael. Neste dia, a temperatura deve variar de 21°C a 26°C.

NOTA FISCAL GAÚCHA: Sorteios especiais de Páscoa darão prêmios de até R$ 1 mil na hora; veja como participar

Entre a sexta (4) e o sábado (5), a chegada de uma massa de ar polar ao Estado irá derrubar a temperatura na capital e na região metropolitana com previsão de ar frio. A meteorologista destaca que, entre esses dois dias, a máxima que não passará muito de 20°C em Porto Alegre.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.