FRENTE FRIA: Terça-feira pode ter mais temporais no RS? Veja o que esperar

A segunda-feira (31) começou com tempo aberto e calor na maior parte do Rio Grande do Sul, porém, no período da tarde o avanço de uma frente fria causou temporais em algumas localidades. Em Porto Alegre, as rajadas de vento ultrapassaram a marca de 110 km/h, com isso, houve registro de destelhamento na rodoviária e também na quadra da escola de samba Bambas da Orgia. Além disso, o Aeroporto Salgado Filho teve a operação afetada, assim como o serviço da Trensurb, que parou de operar entre as estações Canoas e Mercado, na Capital, sem previsão de retomada. 

Galhos de árvore caíram na Rua Doutor Barcelos, em Canoas | abc+



Galhos de árvore caíram na Rua Doutor Barcelos, em Canoas

Foto: Nicole Goulart/Especial

O Estado também enfrenta falta de energia elétrica, além de queda de árvores. Até o começo da noite, ao menos 260 mil clientes da CEEE Equatorial e 100 mil da RGE estavam sem luz. As distribuidoras informaram que equipes trabalham para reestabelecer os serviços o mais breve possível. A chuva também se fez presente, com registro superior a 60 mm na capital gaúcha. 

Leia mais: VÍDEO: Caminhão tomba na nova ponte do Guaíba durante temporal

A MetSul Meteorologia já alertava sobre a chegada de duas frentes frias, sendo a primeira na virada do mês de março para abril, que se confirmou na tarde de hoje. Contudo, o novo mês que começa nesta terça-feira (1º), seguirá instável, mas sem risco de temporais. 

O prognóstico da empresa especializada em meteorologia aponta que haverá uma melhora na metade sul e no oeste gaúcho, com amanhecer ameno e mínimas inferiores a 15ºC. O sol deve aparecer entre nuvens. Já na metade norte, a expectativa é de muitas nuvens e umidade o que pode produzir garoa, principalmente, na primeira metade do dia. O vento sul predomina e a temperatura deve subir devagar durante a tarde. 

Veja também: Dos 37°C aos 7°C: RS vive montanha russa climática

Diferente dos últimos dias, em que as máximas ultrapassaram de 30ºC em muitas regiões do Estado, nesta terça a tendência é que fiquem no entorno de 24ºC. 

De acordo com a MetSul, no Vale do Sinos a temperatura oscila entre 18ºC e 24ºC, no Paranhana a variação será entre 21ºC e 24ºC, enquanto no Caí a mínima será de 20ºC e a máxima de 23ºC. Já na Serra, os termômetros terão registros entre 17ºC e 21ºC e na Grande Porto Alegre fica entre 19ºC e 24ºC. Por fim, no litoral norte as marcas variam de 21ºC a 23ºC. 

Nova frente fria traz mais alerta 

A trégua vai durar pouco. Segundo a MetSul, entre a quarta e a quinta-feira (3) uma nova frente fria associada a um centro de baixa pressão no oceano avançará no RS. Com isso, há potencial para eventos de chuva moderada a forte, especialmente em municípios da metade norte do Estado. “O tempo fica abafado com máximas entre 27 e 29°C”, diz o prognóstico. 

Já entre a quinta e sexta-feira (4), o ingresso de uma massa de ar frio de origem polar tende a derrubar a temperatura no território gaúcho. “A sexta-feira terá o domínio do ar seco em grande parte das regiões. A temperatura a tarde sobe devagar com máximas inferiores a 20°C em municípios da Metade Sul”, avisa a MetSul. 

No fim de semana, as marcas podem despencar ainda mais, sobretudo, no sábado (5) que tem potencial para formação de geada em pontos isolados da serra do sul e norte gaúcho. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.