Os Houthis alegaram ter derrubado um drone MQ-9 Reaper, dos Estados Unidos, que sobrevoava o território do Iêmen. Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (31/3), o grupo rebelde disse que a operação é uma resposta aos recentes ataques norte-americanos no país.
Quem são os Houthis
- O grupo Houthis foi fundado no início da década de 1990, no Iêmen.
Desde meados de 2014 o grupo iemenita controla partes da capital do Iêmen, Sanaa, e outras regiões do país. - Em meio à guerra na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas, o grupo passou a realizar ataques contra embarcações ligadas a Israel e parceiros na região dos mares Vermelho e Arábico. Navios dos EUA chegaram a ser alvos de ataques desde então.
- Os atos, de acordo com os Houthis, são em apoio ao povo da Palestina.
De acordo com a organização, que controla partes do Iêmen, este é o décimo sexto drone norte-americano abatido desde 2023, quando os Houthis iniciaram operações militares contra embarcações e aeronaves de países aliados a Israel.
A suposta demonstração de força do grupo iemenita surge no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o grupo foi “dizimado” durante os ataques norte-americanos ao longo das últimas duas semanas.
Até o momento, autoridades dos EUA ainda não se pronunciaram sobre a possível perda do drone militar no Iêmen.