3 em cada 4 mulheres no Brasil já sofreram assédio, diz pesquisa


Especialista afirma que pessoas que moram ou circulam por espaços mal iluminados, com lixo acumulado ou com a manutenção do espaço público precária tendem a ter mais sensação de insegurança. A sensação de insegurança de mulheres que precisam andar sozinhas à noite
Arte/ Fantástico
Depois da repercussão do caso Vitória, que morreu no caminho entre o trabalho e a casa dela, em Cajamar, na Grande São Paulo, o Fantástico acompanhou o drama de mulheres que temem pela própria segurança no transporte e espaços públicos.
A reportagem cita a pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec em 2024 que aponta que 3 em cada 4 mulheres já sofreram algum tipo de assédio. O estudo entrevistou 3.500 pessoas em 10 capitais brasileiras.
Os dados do levantamento afirma também que mais de a metade dos casos aconteceram no transporte público e em espaços públicos, os dois lugares mais ameaçadores para grande parte das mulheres, especialmente à noite e quando a iluminação é deficiente.
“Se eu puder, eu evito esse caminho,” diz uma mulher. “A sensação do escuro, do vazio e de você ter medo de, a qualquer momento, alguém vir te abordar, te assaltar, te botar dentro de um carro,” afirma outra.
‘Se uma mulher gritar tarado, ninguém sai pra defender’: os medos de mulheres pela falta de segurança no Brasil
A Universidade de Brasília e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública estudam a sensação de insegurança nas cidades brasileiras.
“As mulheres certamente têm muito mais medo do que os homens. A situação que mais acarreta medo nas pessoas é o deslocamento de casa para o trabalho e a volta do trabalho para casa. É no sistema de mobilidade urbana onde as pessoas se veem com medo,” explica Arthur Trindade, professor de sociologia da Universidade de Brasília e conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O professor também reitera que pessoas que moram ou circulam por espaços mal iluminados, com lixo acumulado ou com a manutenção do espaço público precária tendem a ter mais sensação de insegurança.
ASSISTA ABAIXO A REPORTAGEM COMPLETA
A sensação de insegurança de mulheres que precisam andar sozinhas à noite.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.