Após danos durante as chuvas de 2024, segurança das barragens do estado será discutida em evento na capital

A segurança das barragens e a necessidade de aprimorar sua manutenção serão tema da Semana de Barragens – Damsweek 2025, evento que ocorrerá em Porto Alegre entre os dias 24 e 29 de agosto. Organizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), o encontro reunirá especialistas para debater soluções técnicas e organizacionais voltadas à proteção dessas estruturas, especialmente no Rio Grande do Sul, que enfrentou chuvas extremas de 2023 e 2024.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Encontro ocorreu no Palácio Piratini, na quarta-feira (26) | abc+



Encontro ocorreu no Palácio Piratini, na quarta-feira (26)

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite foi convidado para a cerimônia de abertura pelo presidente do CBDB, Miguel Augusto Zydan Sória. O encontro no Palácio contou com a presença do secretário de Comunicação, Caio Tomazeli.

A decisão de sediar o evento na capital gaúcha foi motivada pelas recentes catástrofes climáticas, que levaram à necessidade de um debate aprofundado sobre a resistência e o monitoramento das barragens no estado. Inclusive, por conta das enchentes, o CBDB criou a Comissão Técnica Especial de Apoio ao Estado do Rio Grande do Sul, formada por especialistas que visam colaborar nas avaliações técnicas relacionadas às estruturas das barragens localizadas nas áreas atingidas.

A programação do evento contará com palestras, debates e apresentação de estudos técnicos, com a participação de profissionais, acadêmicos, empresas e instituições, com o intuito de aperfeiçoar as metodologias e práticas relacionadas à construção de barragens, prezando pela sustentabilidade ambiental. A abertura será realizada em 24 de agosto, às 19h, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

Situação das barragens do Complexo Ceran

Enquanto especialistas se preparam para discutir o tema em nível nacional, no Rio Grande do Sul a recuperação de barragens danificadas pelas enchentes de maio de 2024 segue avançando. A Ceran, responsável pelas usinas do Complexo Ceran, atualizou a situação de suas estruturas e informou que todas as três usinas – 14 de Julho, Monte Claro e Castro Alves – estão operando normalmente.

A Usina 14 de Julho, que sofreu um rompimento parcial da barragem durante as cheias, teve sua cota operacional recuperada em dezembro, permitindo que a estrutura voltasse a operar dentro das condições do projeto. Os acabamentos finais da obra estavam previstos ainda para março.

Barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho | abc+



Barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho

Foto: Redes Sociais

Já a Usina Monte Claro, que teve sua Casa de Força inundada, iniciou a recuperação logo após as enchentes. A primeira unidade geradora voltou a funcionar em 11 de dezembro, e a segunda unidade está em fase de conclusão. A Usina Castro Alves, por sua vez, não sofreu impactos significativos.

Para reforçar a segurança e o treinamento da população, está programado um Simulado de Emergência na Usina Castro Alves em maio, em parceria com as Defesas Civis e órgãos de segurança. “A Ceran segue comprometida com a segurança das estruturas e pessoas, com transparência em suas ações e atendimento às normas de segurança estabelecidas pela legislação”, informou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.