Aquecer água ou leite no micro-ondas é contraindicado e perigoso

Você já esquentou água, café ou leite no micro-ondas e, ao mexer, o líquido borbulhou violentamente? Esse fenômeno, chamado de superaquecimento, pode desencadear uma fervura explosiva, espirrando líquido escaldante e levando a um alto risco de queimaduras domésticas.

O superaquecimento ocorre quando o líquido atinge temperaturas acima do ponto de ebulição sem ferver visivelmente, já que o micro-ondas aquece justamente as moléculas dos líquidos. A água aquecida fica “aprisionada” no centro do copo e ao ser mexida, mesmo que levemente, pode espirrar em uma espécie de explosão.

Apesar de parecer inofensivo, o aquecimento inadequado de bebidas no micro-ondas é um problema reconhecido até pelos fabricantes do eletrodoméstico, que apontam em seus manuais formas de evitar o risco de queimaduras.

Por que os líquidos explodem?

Diferente do aquecimento no fogão, onde o calor é distribuído gradualmente, o micro-ondas aquece as moléculas de água rapidamente através de ondas eletromagnéticas. O funcionamento do micro-ondas é baseado na vibração das moléculas de água presentes nos alimentos, o que gera calor. Esse processo pode ser perigoso com alimentos que possuem alta umidade interna.

Como o recipiente fica imóvel e sem irregularidades, as bolhas de vapor não se formam e o líquido que foi aquecido não consegue subir até a superfície para evaporar — o que ele só faz quando é mexido. Esse atraso na ebulição é o que torna o processo imprevisível e perigoso.

“Não se deve aquecer líquido no microondas. O líquido chega na temperatura de fervura e quando entra em contato com o ar, pode estourar. A curiosidade também é a causa de muito acidente”, alerta o bombeiro civil José Cícero Mendes, do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), da Zona Norte de São Paulo.

Micro-ondas
Nem todos os alimentos podem ser aquecidos no micro-ondas. Veja cuidados

Como prevenir acidentes?

Para evitar o superaquecimento, uma dica é adicionar um elemento sólido ao líquido antes de aquecê-lo: uma colher (não metálica, para não levar a faíscas), um canudo ou palito de madeira, ou até um pouquinho de açúcar ou sal podem ajudar.

Esses objetos criam pontos para as bolhas se formarem. O utensílio funcionaria como um “ímã” para bolhas, evitando que o calor se acumule de forma desigual. Após o aquecimento, espere 30 segundos antes de removê-lo e mexa novamente.

  • Outras dicas incluem não aquecer o líquido por muito tempo, mantendo o eletrodoméstico em ciclos de no máximo 30 segundos;
  • Não encher totalmente o recipiente, deixando ao menos 1/3 de espaço livre de segurança;
  • Mexer o líquido antes do aquecimento, esperar 30 segundos após o fim do ciclo no micro-ondas e voltar a mexê-lo com cuidado.

O uso de recipientes de vidro ou cerâmica, com bordas largas, que não concentram tanto os líquidos aquecidos, também reduz os riscos. Tampas próprias para micro-ondas, com válvulas de vapor, também são opções seguras para controlar a pressão formada.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.