Chá de folha de abacate: para que serve a bebida anti-inflamatória

O abacate é uma das frutas mais populares do Brasil: consumida pura, com açúcar, sal ou com leite, o alimento é super versátil. Porém, um outro jeito de aproveitar a planta é fazendo um chá de folha de abacate, que é rico em nutrientes e pode fazer bem à saúde.

As folhas da árvore são ricas em flavonoides e polifenóis, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória. Os dois atuam contra o estresse oxidativo, potencializando o sistema imunológico e ajudando a prevenir várias doenças.


Benefícios do chá de folha de abacate

  • O chá tem ação diurética que auxilia na eliminação de líquidos, reduz o inchaço e contribui para o controle da pressão arterial.
  • Também possui efeito anti-inflamatório que alivia dores musculares e articulares, sendo benéfico para quem sofre de inflamações crônicas.
  • A bebida proporciona melhora da digestão, contribui para a saúde intestinal e alivia desconfortos gastrointestinais, como sensação de estufamento após as refeições.
  • A infusão também ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para pessoas com resistência à insulina ou diabetes. Além disso, pode reduzir a vontade de consumir doces ao longo do dia.

O chá também é conhecido por ajudar na digestão. A quercetina, substância presente nas folhas, tem ação anti-inflamatória, e os taninos ajudam a regular a função intestinal. Uma das sugestões de uso é beber o chá de folha de abacate para ajudar em caso de diarreia leve ou inflamações no trato digestivo.

A bebida pode ainda ajudar a manter os níveis de colesterol saudáveis e a pressão arterial normal. “A bebida traz benefícios para a saúde cardiovascular de forma geral”, explicou a nutricionista Patricia Axer, da Rede Mater Dei de Saúde, em entrevista recente ao Metrópoles.

Chá de folha de abacate pode diminuir o estresse
Chá de folha de abacate pode diminuir o estresse oxidativo das células

Como tomar o chá de folha de abacate

A nutricionista Thais Barca, da Clínica CliNutri, ensina que é possível tomar o chá morno, em temperatura ambiente ou frio sem perder as funções. Por ter efeito diurético, não é aconselhável beber a infusão depois das 18h, pois pode atrapalhar o sono.

Porém, a bebida não pode ser adoçada. “Para obter o benefício fitoterápico, o ideal é consumir sem adoçantes, pois eles podem alterar as propriedades da planta”, afirmou a especialista também em entrevista recente ao Metrópoles.

O chá deve ser feito com folhas de boa procedência, que não tenham agrotóxicos ou estejam contaminadas, e que estejam devidamente higienizadas.

Ingredientes

  • Três a cinco folhas de abacate frescas ou secas;
  • 200 a 300 mL de água fervente.

Modo de preparo

Basta colocar a água quente em cima das folhas. O recipiente deve ficar tampado e o chá fica em infusão por 7 a 10 minutos. Em seguida, é só coar e consumir.

Contraindicações

Apesar de ser natural e cheio de benefícios para a saúde, o chá de folha de abacate não deve ser consumido por gestantes e lactantes — em grávidas, pode ter efeito abortivo, e em mulheres que amamentam, a bebida pode alterar a produção de leite.

Pessoas com problemas renais ou predisposição a doenças nos rins devem consultar um médico antes de colocar o chá na rotina. O efeito diurético pode sobrecarregar os órgãos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.