Defesa Civil alerta que há fios no chão e deve-se evitar cruzar áreas isoladas em Canoas

A força do vento com mais de 100 km/h, que atingiu Canoas nesta segunda-feira (31), causou novamente problemas no sistema de distribuição de energia elétrica da cidade.

Isolamento na altura do número 745 da Rua São Jerônimo continuava na manhã desta terça-feira (1º)



Isolamento na altura do número 745 da Rua São Jerônimo continuava na manhã desta terça-feira (1º)

Foto: Paulo Pires/GES

Logo após a passagem do temporal, a contagem era de quase 60 consumidores sem energia elétrica em Canoas, conforme apuração da Defesa Civil.

Além da falta de luz, existe o risco da presença de cabos com alta e baixa tensão caídas, que podem estar energizados ou não, dependendo da situação.

Desde a noite desta segunda-feira, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Polícia de Trânsito tem trabalho no isolamento das áreas.

Na manhã desta terça-feira (1º), no entanto, há vários pontos que perduram com cabos, especialmente de baixa tensão, arrebentados sobre o solo.

Na Rua São Jerônimo, no bairro Mathias Velho, uma enorme paineira tombou com o vento, com os galhos derrubando também a rede elétrica.

A área continua isolada, mas é preciso atenção, especialmente dos pedestres que passam, para não ultrapassar o local devido ao risco.

“Estamos indo até os locais indicados e isolando o trecho, mas o melhor é que a população se afaste, devido ao risco de contato com um cabo que pode estar energizado”, reforça o chefe da Defesa Civil, Vanderlei Marcos.

Proprietário da casa cuja enorme Paineira caiu em direção à rua, o aposentado Jorge Rodrigues Leite, 83 anos, afirma que o pior poderia ter acontecido, já que a árvore caiu para o lado da rua.

“Sorte que o vento empurrou a árvore em direção ao poste, porque senão tinha destruído minha casa”, disse. “Olha que eu já chamei e reclamei muito para a Prefeitura de Canoas cortar a paineira, mas ninguém nunca apareceu”, lamenta.

O aposentado Jorge Rodrigues Leite disse que já reclamou muito para que a enorme Paineira fosse cortada pela Prefeitura de Canoas



O aposentado Jorge Rodrigues Leite disse que já reclamou muito para que a enorme Paineira fosse cortada pela Prefeitura de Canoas

Foto: Paulo Pires/GES

Trabalho

Segundo a concessionária Rio Grande Energia, haviam 26 mil clientes da concessionária sem luz na manhã desta terça-feira (1º), número que deve ser reduzido ao longo do dia.

Em nota, a concessionária apontou que o temporal “causou danos na rede elétrica, impactando o fornecimento de energia”, principalmente, em Canoas, cidade mais afetada de sua área de concessão.

Tragédia

No final do ano passado, após um temporal durante a noite, o trabalhador Matheus Matozo Soares, 24 anos, acabou morrendo eletrocutado ao cruzar de motocicleta uma área parcialmente isolada após a passagem de um temporal em Canoas. O caso levou à discussão da importância do reforço no isolamento em áreas onde há fios e cabos de energia elétrica na cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.