Defesa Civil contabiliza mais de 300 casas destelhadas e 80 árvores caídas em Canoas

Uma vez a natureza mostra sua força e deixa um rastro de destruição sobre Canoas. A terça-feira (1º) é de muito trabalho para as equipes que atuam no rescaldo do temporal, com vento acima de 100 km/h, que atingiu a cidade na segunda-feira (31).


Equipes da Defesa Civil concentram esforços no bairro Mathias Velho, na manhã desta terça-feira (1º), onde árvores tombaram sobre residências na tarde desta segunda-feira (31)



Equipes da Defesa Civil concentram esforços no bairro Mathias Velho, na manhã desta terça-feira (1º), onde árvores tombaram sobre residências na tarde desta segunda-feira (31)

Foto: PAULO PIRES/GES

Segundo a Defesa Civil, há estragos por toda a cidade, no entanto, a situação é pior na “faixa” que vai do bairro Fátima, passando pelo Cinco Colônias, Harmonia, Mathias Velho, São Luís e área central.

Até agora, a Defesa Civil contabiliza mais de 300 casas destelhadas e 80 árvores caídas em Canoas. Equipes trabalham ininterruptamente, desde a noite desta segunda-feira, desobstruindo vias públicas, tirando árvores de cima de telhados e entregando lonas.

“Em um primeiro momento, estamos entregando lonas, porque a previsão é que a chuva continue”, explica o chefe da Defesa Civil, Vanderlei Marcos. “O trabalho é contínuo e vamos atender a todos os chamados.

Há alguns endereços em que chegamos tarde da noite e não havia ninguém em casa, mas a gente vai retornar ao longo do dia”, avisa.

Mais estragos

Ainda dentro do escopo de prejuízos causados pelo temporal, foram contabilizadas 35 escolas, além de três postos de saúde. Reparos estão sendo executados para dirimir o impacto na comunidade quanto antes.

Centro Comunitário Esportivo (CCE) Martin Luther King, no bairro Harmonia, a Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho, e o Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima, também sofreram danos.


À frente da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos garante que equipes irão atender à demanda



À frente da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos garante que equipes irão atender à demanda

Foto: PAULO PIRES/GES

Força-tarefa

A Prefeitura de Canoas mobilizou uma força-tarefa desde a passagem do temporal na tarde de segunda-feira. Estão envolvidos no trabalho equipes da Defesa Civil e secretarias de Serviços Urbanos, Obras, Serviço Social, etc.

Conforme a Defesa Civil, foram contabilizadas onze famílias desalojadas durante as últimas 12 horas, no entanto, nenhuma necessitou de abrigo, preferindo permanecer na casa de amigos e parentes até poder voltar para a própria residência.

“O trabalho está estruturado e estamos prestando toda a assistência necessária à população atingida”, afirma. “Não houve a necessidade de destacarmos um ginásio para desalojados, caso se crie esta situação, nós vamos providenciar”.

Emergências

Para emergências, é preciso ligar para o 190, 193 ou 153. A Defesa Civil atende pelo (51) 98255-0805 e para informações sobre o trânsito, o contato é pelo 156.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.