Dirigente informa que atleta da base do Inter arremessou banana no banco do Sport

Um pedaço de banana foi arremessado em direção ao banco de reservas do time feminino do Sport, durante a partida contra o Inter, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, na noite de segunda-feira (31), no estádio do Sesc Campestre, em Porto Alegre.

Nesta terça (1º), Ivandro Morbach, vice-presidente do Conselho de Gestão do Inter, informou que a pessoa foi identificada. Segundo o dirigente, a responsável pelo ato foi uma jogadora das categorias de base do clube. Ainda de acordo com Morbach, em entrevista à RBS, o contrato com a jogadora foi rescindido na manhã desta terça-feira.

Banana foi recolhida pela árbitra Andressa Hartmann  | abc+



Banana foi recolhida pela árbitra Andressa Hartmann

Foto: Reprodução/TVBrasil

“Buscamos as imagens, apuramos o fato. Infelizmente aconteceu um gesto que partiu de uma atleta da base recém-chegada ao Sport Club Internacional. Imediatamente, ontem à noite a atleta já foi comunicada do seu desligamento, hoje pela manhã foi efetivado a rescisão do contrato, era um contrato ainda de formação. Uma resposta na hora do clube que não tolera, não relativiza, não normaliza qualquer episódio que fere de morte os valores do Sport Club Internacional como, por exemplo, qualquer ato discriminatório”, disse o dirigente.

Entenda o caso

O jogo estava no final, já nos acréscimos do segundo tempo, quando jogadoras no banco do Sport apontaram a situação para a arbitragem. A quarta árbitra Andressa Hartmann recolheu o pedaço da fruta. Imagens da TV Brasil, que transmitia a partida, registraram o caso.

Em nota, o Sport repudiou a ação, a qual definiu como “covarde e racista”. “Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune. O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável”, diz um trecho.

Ao fim do jogo, o diretor de futebol feminino do Sport, Alessandro Rodrigues, registrou um boletim de ocorrência. O clube afirma aguardar “os desdobramentos do caso, incluindo a responsabilização do envolvido”. A CBF também se pronunciou, dizendo que enviou a documentação da partida à Procuradoria-Geral Superior Tribunal de Justiça Desportiva, “cobrando apuração rigorosa dos fatos”. O STJD pediu a perda de três mandos de campo do Inter, com a realização das partidas com portões fechados e fora da capital gaúcha até o julgamento da questão.

O episódio foi registrado pelas câmeras da TV Brasil. Nas imagens da emissora, é possível ver a quarta árbitra Andressa Hartmann recolhendo o pedaço de banana para registrar o caso em súmula após a reclamação das atletas do Sport.

Nota de repúdio do Inter

Também na segunda à noite, o Inter emitiu uma nota repudiando o caso. “A instituição reitera seu repúdio veemente a qualquer ato discriminatório e reafirma seu compromisso inegociável na luta contra todas as formas de preconceito, mantendo-se firme na promoção de um ambiente de respeito e igualdade dentro e fora de campo”, diz um trecho do texto que também presta solidariedade à equipe do Sport.

A partida, que chegou a ser interrompida por 10 minutos pela chuva, terminou empatada por 2 a 2. Foi o primeiro ponto dos dois times, que só haviam perdido. O Inter é 14º, enquanto o Sport, com saldo pior, abre a zona de rebaixamento em 15º.

O que diz a súmula

O relato da súmula da partida serve como embasamento, além das imagens do jogo. “Fui informada após a finalização da partida pela quarta arbitra e pela atleta n°18, sra. Layza Alves, da equipe Sport Club do Recife, que depois do gol de empate da equipe visitante, foi arremessada uma banana e casca de banana em direção ao banco de reservas da equipe do Sport Club do Recife, alegando que as mesmas foram jogadas por parte da torcida do Sport Club Internacional, que se encontrava atrás do banco de reservas da equipe visitante. Os objetos arremessados foram entregues para a quarta árbitra (Andressa Hartmann)” ,escreveu a árbitra Cássia Franca de Souza.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.